NAURU 500C ISR

Híbrido
(Combustão e Bateria)

100% Elétrico*
(Bateria)

*Opcional

Ativo 2

Autonomia incomparável

4h na versão híbrida

2h na versão 100% elétrica

Decolagem e pouso verticais

Acurácia posicional
centimétrica

Sensor de terreno e obstáculos*

*Opcional

Voe até 30km com antena portátil
Voe até 60km com antena de alto ganho e precisão.*

*Opcional

FPV
Capacidade de ver e evitar tráfego conflitante ou obstáculos no solo

Gimbal ISR
Real Time no RGB e Termal

Operação pode ser realizada por somente 1 piloto.
Sistema permite também operação por piloto e por operador de sensor.

Classe 3 da ANAC

Alcance rapidamente seu alvo com velocidades de até 110km/h

Resistente a ventos fortes

Transportável
Em veículos utilitários (caminhonetes)

Híbrido
(Combustão e Bateria)
100% Elétrico*
(Bateria)

*Opcional

Ativo 2

Autonomia incomparável
4h na versão híbrida
2h na versão 100% elétrica

Decolagem e pouso verticais

Acurácia posicional centimétrica

Sensor de terreno e obstáculos*

*Opcional

Voe até 30km com antena portátil
Voe até 60km com antena de alto ganho e precisão.

Voe até 30km com antena portátil
Voe até 60km com antena de alto ganho e precisão.

FPV
Capacidade de ver e evitar trafego conflitante ou obstáculos no solo

Gimbal ISR
Real Time no RGB e Termal

Operação pode ser realizada por somente 1 piloto. Sistema permite também operação por piloto e por operador de sensor

Classe 3 da ANAC

Alcance rapidamente seu alvo com velocidades de até 110km/h

Resistente a ventos fortes

Transportável
Em veículos utilitários (caminhonetes)

Com sua primeira versão lançada em 2012, o Nauru possui uma trajetória de recordes e superações. Entre tantos “primeiros lugares” que ele coleciona, estão o de primeiro RPA a sobrevoar a Amazônia, o primeiro drone com tecnologia brasileira a receber um CAVE (Certificado de Autorização de Voo Experimental) da ANAC, e o primeiro drone VTOL (Vertical Take-Off and Landing) desenvolvido no Brasil. Reflexo da força presente no DNA da XMobots, é nele que o passado e o presente da empresa se encontram, rompendo as barreiras da inovação. 

Desenvolvido para operações BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) acima de 400ft, o Nauru possui uma extraordinária autonomia de 4 horas de voo em sua versão híbrida (combustível + bateria) e 2 horas de voo em sua versão 100% elétrica. Sua alta capacidade de payload possibilita embarcar um completo sistema ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance), sendo uma poderosa ferramenta em missões voltadas à segurança e defesa.  

Pouso e decolagem em ambientes hostis

Em operações ISR, a necessidade de voos em locais hostis com infraestrutura reduzida ou insuficiente – como matas, cidades (zonas de risco) e rios – é uma premissa básica.

Dessa forma, o Nauru reúne o melhor da tecnologia dos drones: a segurança e versatilidade do sistema VTOL e a grande autonomia dos RPAs de asa fixa.    

Detecte, rastreie e identifique em tempo real

O Nauru 500C ISR possui todos os diferenciais dos outros drones que levam a marca XMobots, como XPlanner, XCockpit, RTK L1 e L2 embarcado de fábrica, XMB Autopilot, entre outros. No entanto, um de seus maiores diferenciais é a sua configuração específica para aplicações ISR diurnas e noturnas, tornando o Nauru um RPA de extrema eficiência em operações de alto valor tático 

Sistema para voo sigiloso

Para missões de inteligência, o sigilo do voo é essencial para o sucesso da missão. Para atender esta demanda, a XMobots desenvolveu uma pintura de baixa detectabilidade visual e um sistema de propulsão de baixa audibilidade.  

Dessa forma, o RPA é pintado em dois esquemas de cores para minimizar a visualização do RPAS por observadores em solo. A combinação de cores garante a baixa detectabilidade do RPA em voos a 2500ft AGL e considerando o teto de 13.000ft ASL, pode-se voar o Nauru em qualquer local do Brasil.

A inteligência por trás dos sensores

Quando falamos em Nauru 500C ISR, estamos falando de um sistema de captação e interpretação de dados em tempo real que representa o estado da arte em inteligência, vigilância e reconhecimento.  

 

Esse sistema é composto por 2 sensores principais:   

CÂMERA ESTABILIZADA XSIS EO

A câmera estabilizada XSIS-EO possui sensor eletro-óptico (visível) FHD com 30X de zoom, com capacidade de transmissão em h.265. O sensor é acoplado em uma torreta (gimbal) giroestabilizada por sistema inercial com 360 graus de azimute, controle de roll e pitch, permitindo realização de missões ISTAR diurnas.

1,1

CÂMERA ESTABILIZADA XSIS EOLWIR

A câmera estabilizada XSIS-EOLWIR possui sensor eletro-óptico (visível) FHD com 30X de zoom e infra-vermelho termal (LWIR) SD com 25mm ou opcional de 50mm, com capacidade de transmissão simultânea do visível e termal em h.265. Ambos sensores são acoplados em uma torreta (gimbal) giroestabilizada por sistema inercial com 360 graus de azimute, controle de roll e pitch, permitindo realização de missões ISTAR diurnas e noturnas.

1,1

Inteligência artificial com capacidade de reconhecer carros e pessoas, tanto no diurno como no noturno.

Inteligência artificial com capacidade de rastrear barcos, carros e pessoas, tanto no diurno como no noturno.

Opcional com o sistema VMS, reconhecimento facial e de placas:

Sistema de inteligência artificial para ISR

As câmeras XSIS-EOLWIR podem se conectar a um processador externo de imagem para processar em tempo real as seguintes funcionalidades:  

 

-Rastreamento de pessoas;

– Carros;

– Barcos;  

Portabilidade para os pilotos

Para missões rápidas que exigem portabilidade, o Nauru conta com GCS em Notebook robustecido.

Além disso, o notebook robustecido vem acompanhado com os softwares de voo da XMobots, o XPlanner, XCockpit, XMRO.

Portabilidade para os pilotos

Para missões rápidas que exigem portabilidade, o Nauru conta com GCS em Notebook robustecido.

Além disso, o notebook robustecido vem acompanhado com os softwares de voo da XMobots, o XPlanner, XCockpit, XMRO.

Segurança e conforto para os operadores

Para operações acima de 3h, o Nauru conta como upgrade a GCS (Ground Control Station) multifunção, desenvolvida para substituir o tradicional notebook em missões onde a ergonomia dos controles e a visualização da instrumentação são essenciais para reduzir a carga de trabalho dos operadores, facilitando o sucesso da missão.   

A GCS acompanha 3 telas multifuncionais de 21,5” touchscreen, onde é possível acompanhar: Dados da instrumentação primária do RPA, mapa móvel da missão e imagem dos sensores para coordenação.

Camada 2 (mesclada)hhh

A GCS também possui teclado e trackball robustecido, joystick e manche que permitem envio a mudança das áreas e dos parâmetros sensoreados dos alvos pelo redirecionamento do RPA ou sensores – mediante alteração de suas características de rumo, altitude, azimute, elevação e zoom.

Base móvel para missões estratégicas

Como upgrade do sistema, o Nauru 500C ISR pode contar um shelter de operação de 2,5 toneladas, projetado para ser rebocado em veículos como caminhonetes.  

Totalmente “auto-contido”, essa estrutura é capaz de armazenar 3 RPAs, 2 GDTs e 3 GCS, além de abrigar a equipe de operação durante as missões. 

Ele também possui acesso por digital, sistema elétrico de emergência, climatização de ambiente e poltronas ergonômicas, sendo projetado para garantir o conforto ergonômico e térmico dos operadores, com a proposta de não elevar cargas de estresse durante a operação.  

Quando configurado com 3 GCSs, a operação é realizada da seguinte maneira: 

- GCS 1: Operação remota do RPA 1

- GCS 2: Operação dos sensores e opção de redundâncias

- GCS 3: Operação remota do RPA 2.

Voe além

O Nauru 500C pode operar com 2 modelos de antenas de solo (GDT ou Ground Data Terminal):
A versão portátil do GDT que permite operações BVLOS de até 30km

A versão de alto ganho e alta precisão de GDT que permite operações BVLOS de até 60km

Um drone desenvolvido para missões com elevado grau de complexidade, resultado de anos de investimentos pesados em P&D e fabricado 100% no Brasil.