NAURU
O Nauru 500C ISR é um drone para aplicações de segurança patrimonial, desenvolvido para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). Projetado para operações BVLOS acima de 400ft, oferece 4 horas de autonomia de voo e suporte a sistemas completos de ISR, tornando-se uma ferramenta essencial para segurança pública e privada.
Como o primeiro drone VTOL certificado pela ANAC e autorizado para voos noturnos, o Nauru 500C ISR combina a eficiência de um asa fixa com a flexibilidade do VTOL (Vertical Take-Off and Landing), permitindo operações fáceis e seguras em áreas complexas.

Vigilância de até 2500km² por voo diurno¹;
Vigilância de até 1000km² por voo noturno¹;
Payload: SIS132B (câmera eletro-óptica, sensor infravermelho LWIR e telêmetro), sensor aerofotogramétrico XM3 (RGB) e XM5 (multiespectral) de 26 MP;
4h de voo;
Até 60km de alcance (em Visada Direta);
Velocidade de cruzeiro típica: 48kt;
Sistema VTOL (Vertical Take-Off and Landing);
Design modular para uma logística eficiente;
Furtivo: sistema de propulsão de baixa audibilidade e pintura de baixa observabilidade.
¹ Diurno considerando 3,5h de vigilância, reconhecimento de humanos de ambos os lados (varredura). Noturno considerando 3,5h de vigilância, detecção de humanos de ambos os lados (varredura).
Único drone no Brasil, autorizado a voar BVLOS e acima de 400ft. Fabricação 100% nacional



Tecnologia VTOL para pouso e decolagem em ambientes hostis
Pensando no ambiente operacional dos clientes do Nauru 500C ISR, a Xmobots foi uma das empresas pioneiras no mundo no desenvolvimento do sistema VTOL (Vertical Take-Off and Landing) para UAVs de alta performance.
A utilização da tecnologia permite que as operações sejam realizadas em ambientes como clareiras em florestas, portos, áreas de fronteira e demais locais confinados, sem necessidade de pista ou campo aberto para os procedimentos de pouso e decolagem. Aliado a esta facilidade, o sistema híbrido com motor gerado a combustão permite ao Nauru uma autonomia de 4 horas, possibilitando uma grande cobertura de área em monitoramento contínuo.
Desenvolvimento apoiado pela FINEP
O desenvolvimento do Nauru 500C é estratégico para o Brasil. Seja para a defesa do território ou para o desenvolvimento da economia nacional, a maior instituição brasileira de fomento à tecnologia e inovação é uma das apoiadoras do Nauru, por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com foco no aprimoramento do produto.
Voos noturnos para missões estratégicas
O Nauru 500C é o único UAV autorizado pela ANAC a realizar voos noturnos no Brasil. Considerando que esse é o período do dia com maior propensão à ocorrência de crimes, a autorização obtida pela ANAC representa uma grande conquista para a Xmobots e seus clientes, que passam a contar com uma disponibilidade 24x7 que apenas o Nauru oferece.
+ Inteligência no combate a crimes
Missões ISR exigem respostas rápidas. Quanto mais precisão e detalhamento nas imagens, mais eficiência no direcionamento das equipes em terra, gerando resultados efetivos no combate a criminalidade.
Para que nenhum movimento suspeito passe desapercebido, o Nauru 500C possui um sistema de sensores giro estabilizados com alta performance no rastreamento de alvos. De dia ou de noite, o Nauru está sempre pronto para reforçar o aparato de segurança dos clientes Xmobots.
Câmera Estabilizadora SIS132B
Muitas vezes as operações com o Nauru 500C ISR ocorrem em áreas críticas, como florestas, fronteiras fluviais, mar, áreas com alta densidade populacional, áreas de desastres, entre outros ambientes operacionais de alta vulnerabilidade. Seja por dificuldade de acesso ou mesmo por questões de segurança, o monitoramento com um UAV de alta performance é a única opção viável para as equipes de combate. Por este motivo, seu sistema de câmeras precisa captar os alvos com exatidão, com baixo tempo de transmissão das imagens e alta precisão de coordenadas.
A câmera giroestabilizada SIS132B possui sensor eletro-óptico (visível) FHD com 30X de zoom ótico, e sensor infravermelho termal (LWIR) SD com lente de 50 mm. O equipamento possui capacidade de transmissão de vídeo com baixa latência (<300 ms) simultânea de ambas as câmeras em h.264. Possui sensor laser range finder para aquisição da coordenada geográfica dos alvos em solo, funções ICR para operações noturnas, função de rastreamento automático de alvos e apontamento georreferenciado. Os sensores são instalados em uma torreta giroestabilizada (sensor) de 3 eixos, com estabilização em roll, pitch, yaw, e controle de elevação e azimute (360 graus contínuos). O equipamento é adequado para missões ISTAR diurnas e noturnas.
Essas características permitem a detecção e rastreamento de alvos mesmo em altitudes elevadas e distâncias superiores a um quilômetro, proporcionando mais segurança ao piloto e operador de sensores.





Detecção, reconhecimento e identificação em tempo real de alvos como focos de incêndio ou invasores

SIS 132B (EO + LWIR) para missões diurnas e noturnas
Detecção diurna
Detecção noturna
Humanos detectados a 16 km, reconhecidos a 4 km e identificados a 2 km
Humanos detectados a 1,5 km, reconhecidos a 0,4 km e identificados a 0,2 km.
Veículos detectados a 30 km, reconhecidos a 10 km e identificados a 5 km.
Veículos detectados a 3 km, reconhecidos a 0,9 km e identificados a 0,5 km.
Sensores:
Coordenadas dos alvos (pessoas, carros e foto)
Zoom óptico de 30x no RGB (360x quando combinado com zoom digital)
Termal para fogo rasteiro
Parâmetros do sensor SIS132B
Sensor EO
Alvo
Detecção
Reconhecimento
Identificação
Humano
(1,8m x 0,5m) CD: 0,95m

24,0 km

6 km

3 km
Veículo
(2,3m x 2,3m) CD: 2,30m
58,3 km
14,6 km
7,3 km
Embarcação
(15m X 4m) CD: 7,75m
196,5 km
49,3 km
24,6 km
Pressupostos: probabilidade de 70% de alcançar o objetivo
|
Pixels
Detecção: algo está lá
|
1,88±0,5
Reconhecimento: um veículo está lá
|
7,5±1,5
Identificação: o veículo pode ser de determinado modelo
|
15±2,0
Sensor LWIR Termal
Alvo
Detecção
Reconhecimento
Identificação
Humano
(1,8m x 0,5m) CD: 0,95m

3,0 km

2,1 km

0,3 km
Veículo
(2,3m x 2,3m) CD: 2,30m
5,1 km
1,3 km
0,6 km
Embarcação
(15m X 4m) CD: 7,75m
17,2 km
4,3 km
2,1 km
Capacidade de reconhecer indivíduos, veículos e embarcações, seja de dia ou de noite, na terra ou na água.
Essa tecnologia permite a tomada de decisão rápida e eficiente, minimizando, assim, prejuízos causados por danos e ocorrências como invasões, roubos, furtos e incêndios, por meio de:
- Rastreamento automático;
- Monitoramento simultâneo de múltiplos alvos;
- Detecção e indicação de alvos em movimento (MTI);
- Suporte a operações de elite, incluindo aquisição de alvos (geolocalização), observação e ajuste de disparos;
- Mira em coordenadas definidas pelo operador.

Detecção de focos de incêndio a 30km

Interface de vigilância com câmera, mapa e coordenadas do alvo
Segurança e conforto para os operadores
Para operações acima de 3h, o Nauru conta com a GCS (Ground Control Station) multifunção, desenvolvida para substituir o tradicional notebook em missões onde a ergonomia dos controles e a visualização da instrumentação são essenciais para reduzir a carga de trabalho dos operadores, facilitando o sucesso da missão.
A GCS acompanha 3 telas multifuncionais de 21,5” touchscreen, onde é possível acompanhar: dados da instrumentação primária do RPA, mapa móvel da missão e imagem dos sensores para coordenação.


A GCS também possui teclado e trackball robustecido, joystick e manche, que permitem o envio da mudança das áreas e dos parâmetros sensoreados dos alvos pelo redirecionamento do RPA ou sensores – mediante alteração de suas características de rumo, altitude, azimute, elevação e zoom.

Portabilidade para os pilotos
Para os usuários que optam por não adquirir as unidades de operação móvel, a Xmobots oferece a possibilidade de operar o Nauru por GCS (Ground Control Station) em dois notebooks robustecidos e preparados com os softwares XPlanner, XCockpit e XMRO. Portátil e fácil de usar, a solução é ideal para clientes com local de voo fixo e próximo à base operacional.
Base móvel para missões estratégicas
Em missões de longa duração, voltadas para operações de segurança e defesa, mais que uma boa ergonomia operacional, é preciso garantir a proteção dos agentes ou operadores que ficam no campo. Para este perfil de cliente, a Xmobots oferece 3 tipos de base móvel de operação: van, shelter rebocado ou container.
Os três tipos de base móvel podem armazenar até 3 Naurus 500C, 2 GDTs (Ground Data Terminal) e 3 GCSs, além de abrigar a equipe de operação com portas com controle de acesso eletrônico, iluminação de emergência, sistema HVAC (climatização), cadeiras ergonômicas para reduzir a fadiga e possibilidade de instalação de banheiro.

As bases são configuradas com 3 GCSs, cada uma com uma função distinta:
GCS 1: Operação remota do RPA 1
GCS 2: Operação dos sensores e opção de redundâncias
GCS 3: Operação remota do RPA 2

Alcance de 60 km autorizado pela ANAC
As centrais móveis de operação do Nauru permitem acoplar um mastro pneumático que atinge altura máxima de 9 metros. O terminal de dados GDT-60A5000 consiste em um datalink operando em 5 Ghz em radiação restrita e carácter secundário, amplificador de 1W, antena direcional parabólica e um sistema de rastreamento do RPA automático em azimute e elevação por frequency tracking com 1 grau de acurácia. Esse potente sistema de comunicação permite ao Nauru um alcance de 60 Km autorizado pela ANAC, propiciando alta capacidade de cobertura para missões táticas de alto valor estratégico.
NAURU
Um UAV desenvolvido para missões com elevado grau de complexidade, resultado de anos de investimentos pesados em P&D e fabricado 100% no Brasil.

Veja também

- NAURU 100D
- O Nauru 100D redefine o escopo operacional de missões militares. Com inteligência de alto nível, precisão inigualável e sistema indetectável, este drone é uma plataforma essencial para vigilância, reconhecimento e aquisição de alvos, e à interceptação...

XPATROL
- O XPATROL é uma plataforma aérea avançada para segurança e vigilância, com tecnologia de ponta para monitoramento contínuo e detecção de ameaças, ideal para áreas sensíveis e extensas.

NAURU
- 1000C ISTAR
- O Nauru 1000C ISTAR é SARP Categoria 2 escolhido pelo Exército Brasileiro para monitorar as fronteiras do Brasil. Equipado com sistemas que permitem total integração com o espaço aéreo, o super drone da Xmobots combina capacidade de carga com alta