logobl

Prático e intuitivo, pra você planejar

O XPlanner é o software de planejamento de missão exclusivo para aeronaves da XMobots. A plataforma consiste em um sistema de informações geográficas (GIS) no qual o usuário especifica o tipo de missão, modelo de aeronave, a câmera utilizada, o tipo de operação e área de interesse. Com base nessas informações, o XPlanner faz os cálculos necessários e cria os planos de voo do drone para execução das missões. Um de seus grandes diferenciais é a função multipolígono, na qual, em um mesmo plano de voo, o piloto pode sobrevoar diferentes áreas de forma prática inteligente. Com uma interface amigável e intuitiva, além de opções pré-configuradas para a maioria das aplicações, o software foi desenvolvido para que o usuário possa criar as missões em campo ou no escritório, com a rapidez e agilidade cada vez mais requisitadas no dia-a-dia de trabalho.

terrain

Acompanhamento automático da elevação do terreno

3d

Perfil de voo 3D. Seu voo visto sobre outra perspectiva

multipoligono

Multipolígono. Faça vários polígonos em 1 mesmo plano de voo

radio

Análise de rádio Verificação do relevo para análise do alcance de comunicação

weather

Análise meteorológica Vai pousar a favor do vento? O Xplanner te avisa

planodevoo

Plano de voo orientado para o produto final

Missões rápidas e seguras em apenas 5 passos

Planejar no XPlanner é rápido e seguro. Através do menu Assistente, o operador cria suas missões em apenas 5 passos. Confira:

PASSO 1:
Planejamento orientado para o produto final Só o XPlanner tem

Planejar no XPlanner é rápido e seguro. Através do menu Assistente, o operador cria suas missões em apenas 5 passos. Confira:Quem já está inserido no universo dos drones sabe como é importante planejar um voo com os parâmetros certos. Errar no de GSD (Ground Sample Distance), na sobreposição e no sensor pode invalidar totalmente um trabalho, trazendo grandes prejuízos à operação. Quanto mais experiente o piloto, menores as chances desses erros acontecerem. Mas e os iniciantes na tecnologia?

Para ajudar esse público que não para de crescer, o XPlanner tem como primeiro passo do menu Assistente o Tipo de Missão, funcionalidade que traz padrões de voo pré-definidos para diferentes aplicações. Dessa forma, o usuário tem a opção de inserir manualmente esses parâmetros (escolher GSD e sobreposição) ou optar pelas configurações de voo pré-determinadas no software. Um jeito simples e prático para obter sempre o melhor produto. 

cana de açucar

Cana-de-Açúcar - Linha e Falha

soja

Soja – Deficiência Nutricional

sivilcultura

Silvicultura: Contagem de Árvores

gado

Pecuária: Gado – Contagem de Indivíduos

Planialtimetric

Topografia: Levantamento Planialtimétrico

Aplicações com parâmetros de voo pré-definidos no XPlanner:

Agricultura: Cana-de-Açúcar – Linha e Falha

Agricultura: Soja – Deficiência Nutricional

Agricultura: Silvicultura – Contagem de Árvores

Pecuária: Gado – Contagem de Indivíduos 

Topografia: Levantamento Planialtimétrico

Passo 2: Qual drone você opera?

Cada drone da XMobots possui especificações próprias de autonomia, alcance e payload. É por isso que, ao planejar o voo, o XPlanner pede que o piloto indique qual aeronave e versão está utilizando na operação, para que a missão seja otimizada de acordo com as características do drone.   

Qual Drone XMobots® você opera?

Passo 3: Escolha a câmera

Vai realizar um voo RGB ou multiespectral? Com sistema de câmera simples ou oblíquo? Como a resposta a essas perguntas envolve diferentes parâmetros de voo, a escolha certa da câmera permite que o XPlanner faça os cálculos corretos para cada tipo de sensor. Assim o piloto acerta sempre, gerando os melhores produtos! 

Escolha a câmera

Passo 4: Vai voar VLOS, EVLOS ou BVLOS?

A XMobots é a única empresa do Brasil com drones autorizados pela ANAC a realizar voos acima de 400ft. Usar o espaço aéreo requer responsabilidade e seriedade, sempre respeitando as normas da ANAC e DECEA. É por isso que o Passo 4 do menu Assistente é justamente a escolha do Tipo de Operação que será realizada:

VLOS (Visual Line of Sight) 

EVLOS (Extended Visual Line of Sight) 

BVLOS (Beyond Visual Line of Sight)

Operação VLOS, EVLOS e BVLOS

Dependendo do tipo de operação escolhido, o XPlanner cria uma zona de buffer externo de alcance visual nas cores amarelo, vermelho e preto, de dentro para fora:

zonas

⦁ Zona amarela: ativação do alerta de violação da cerca eletrônica

⦁ Zona vermelha: o alerta de violação da cerca eletrônica faz o drone entrar em recuperação automática, retornando para pouso

⦁ Zona preta: quando o drone entra nesta zona, é acionada a recuperação automática de terminação de voo via abertura de paraquedas

Passo 5:

O último passo é justamente o a definição da área mapeada e de alguns parâmetros do mapeamento. 

Aqui o operador pode desenhar o polígono do mapeamento ou carregar um arquivo .KML, além de definir ângulo (direção cardeal das linhas), buffer, altura do voo e intercalação de linhas (se desejado).

O piloto também pode configurar as opções de Dados do Terreno, escolhendo “Acompanhar Elevação” (altura em relação ao solo sempre constante), “Elevação Média” (sistema define uma elevação média de referência do terreno) e “Elevação Manual”.

Após a inserção da área de mapeamento, o XPlanner cria automaticamente alguns waypoints obrigatórios. São eles: Subir, Decolar, Obstáculo, Descida e Pousar.

xplanner revisões

Validação inteligente

Após a criação do projeto/plano de voo, o XPlanner possui uma função inteligente de validação da missão antes de carregá-la no drone. Caso existam erros no plano de voo, o usuário poderá repará-los antes de prosseguir com o voo. Isso é confiabilidade e segurança, marcas registradas da XMobots®

validarparavoo

Validar Para Voo