fbpx
logobl

Prático e intuitivo, pra você planejar no campo ou no escritório

O XPlanner é o software de planejamento de missão exclusivo para aeronaves da XMobots. A plataforma consiste em um sistema de informações geográficas (GIS) no qual o usuário especifica o tipo de missão, modelo de aeronave, a câmera utilizada, o tipo de operação e área de interesse. Com base nessas informações, o XPlanner faz os cálculos necessários e cria os planos de voo do drone para execução das missões. Um de seus grandes diferenciais é a função multipolígono, na qual, em um mesmo plano de voo, o piloto pode sobrevoar diferentes áreas de forma prática inteligente. Com uma interface amigável e intuitiva, além de opções pré-configuradas para a maioria das aplicações, o software foi desenvolvido para que o usuário possa criar as missões em campo ou no escritório, com a rapidez e agilidade cada vez mais requisitadas no dia-a-dia de trabalho.

terrain

Acompanhamento automático da elevação do terreno

3d

Perfil de voo 3D. Seu voo visto sobre outra perspectiva

multipoligono

Multipolígono. Faça vários polígonos em 1 mesmo plano de voo

radio

Análise de rádio Verificação do relevo para análise do alcance de comunicação

weather

Análise meteorológica Vai pousar a favor do vento? O Xplanner te avisa

planodevoo

Plano de voo orientado para o produto final

Missões rápidas e seguras em apenas 5 passos

Planejar no XPlanner é rápido e seguro. Através do menu Assistente, o operador cria suas missões em apenas 5 passos. Confira:

PASSO 1:
Planejamento orientado para o produto final Só o XPlanner tem

Planejar no XPlanner é rápido e seguro. Através do menu Assistente, o operador cria suas missões em apenas 5 passos. Confira:Quem já está inserido no universo dos drones sabe como é importante planejar um voo com os parâmetros certos. Errar no de GSD (Ground Sample Distance), na sobreposição e no sensor pode invalidar totalmente um trabalho, trazendo grandes prejuízos à operação. Quanto mais experiente o piloto, menores as chances desses erros acontecerem. Mas e os iniciantes na tecnologia?

Para ajudar esse público que não para de crescer, o XPlanner tem como primeiro passo do menu Assistente o Tipo de Missão, funcionalidade que traz padrões de voo pré-definidos para diferentes aplicações. Dessa forma, o usuário tem a opção de inserir manualmente esses parâmetros (escolher GSD e sobreposição) ou optar pelas configurações de voo pré-determinadas no software. Um jeito simples e prático para obter sempre o melhor produto. 

cana de açucar

Cana-de-Açúcar - Linha e Falha

soja

Soja – Deficiência Nutricional

sivilcultura

Silvicultura: Contagem de Ãrvores

gado

Pecuária: Gado – Contagem de Indivíduos

Planialtimetric

Topografia: Levantamento Planialtimétrico

Aplicações com parâmetros de voo pré-definidos no XPlanner:

⦠Agricultura: Cana-de-Açúcar – Linha e Falha

⦠Agricultura: Soja – Deficiência Nutricional

⦠Agricultura: Silvicultura – Contagem de Ãrvores

⦠Pecuária: Gado – Contagem de Indivíduos 

⦠Topografia: Levantamento Planialtimétrico

Passo 2: Qual drone você opera?

Cada drone da XMobots possui especificações próprias de autonomia, alcance e payload. É por isso que, ao planejar o voo, o XPlanner pede que o piloto indique qual aeronave e versão está utilizando na operação, para que a missão seja otimizada de acordo com as características do drone.   

Qual Drone XMobots® você opera?

Passo 3: Escolha a câmera

Vai realizar um voo RGB ou multiespectral? Com sistema de câmera simples ou oblíquo? Como a resposta a essas perguntas envolve diferentes parâmetros de voo, a escolha certa da câmera permite que o XPlanner faça os cálculos corretos para cada tipo de sensor. Assim o piloto acerta sempre, gerando os melhores produtos! 

Escolha a câmera

Passo 4: Vai voar VLOS, EVLOS ou BVLOS?

A XMobots é a única empresa do Brasil com drones autorizados pela ANAC a realizar voos acima de 400ft. Usar o espaço aéreo requer responsabilidade e seriedade, sempre respeitando as normas da ANAC e DECEA. É por isso que o Passo 4 do menu Assistente é justamente a escolha do Tipo de Operação que será realizada:

VLOS (Visual Line of Sight) 

EVLOS (Extended Visual Line of Sight) 

BVLOS (Beyond Visual Line of Sight)

Operação VLOS, EVLOS e BVLOS

Dependendo do tipo de operação escolhido, o XPlanner cria uma zona de buffer externo de alcance visual nas cores amarelo, vermelho e preto, de dentro para fora:

zonas

⦠Zona amarela: ativação do alerta de violação da cerca eletrônica

⦠Zona vermelha: o alerta de violação da cerca eletrônica faz o drone entrar em recuperação automática, retornando para pouso

⦠Zona preta: quando o drone entra nesta zona, é acionada a recuperação automática de terminação de voo via abertura de paraquedas

Passo 5:

O último passo é justamente o a definição da área mapeada e de alguns parâmetros do mapeamento. 

Aqui o operador pode desenhar o polígono do mapeamento ou carregar um arquivo .KML, além de definir ângulo (direção cardeal das linhas), buffer, altura do voo e intercalação de linhas (se desejado).

O piloto também pode configurar as opções de Dados do Terreno, escolhendo “Acompanhar Elevação†(altura em relação ao solo sempre constante), “Elevação Média†(sistema define uma elevação média de referência do terreno) e “Elevação Manualâ€.

Após a inserção da área de mapeamento, o XPlanner cria automaticamente alguns waypoints obrigatórios. São eles: Subir, Decolar, Obstáculo, Descida e Pousar.

xplanner revisões

Validação inteligente

Após a criação do projeto/plano de voo, o XPlanner possui uma função inteligente de validação da missão antes de carregá-la no drone. Caso existam erros no plano de voo, o usuário poderá repará-los antes de prosseguir com o voo. Isso é confiabilidade e segurança, marcas registradas da XMobots®

validarparavoo

Validar Para Voo