Lançado em 2020, o DRACTOR 25A inaugura uma nova geração de drones, sendo considerado um dos RPAs mais inovadores do mundo. E não é exagero: quando analisado sob o viés de um PRODUTO, um dos diferenciais que o tornam exclusivo é reunir, em um mesmo drone, duas aplicações distintas: MAPEAMENTO e PULVERIZAÇÃO. Quando analisado sob a ótica de uma SOLUÇÃO (que é exatamente a proposta da XMobots para o produto), o DRACTOR é o único sistema de RPA do mundo capaz de realizar a detecção automática de reboleiras de mato, funcionalidade possível graças a uma integração inteligente e revolucionária entre drone, câmera XMC e XFarming. 

E isso não é tudo: quando analisado pela perspectiva do setor canavieiro, que tem o Brasil como maior produtor mundial, o DRACTOR ultrapassa todas as barreiras imagináveis, identificando para seus usuários, graças à inteligência artificial do XFarming, qual tipo de ESPÉCIE está presente em cada reboleira. É poder SENTIR e AGIR em cada etapa, do mapeamento à pulverização localizada (catação). É ter em um único drone, a eficiência dos aviões aliada à versatilidade dos tratores. Esse é o DRACTOR 25A.

 
 

PULVERIZAÇÃO

Quando usado como uma ferramenta para a pulverização de lavouras, o DRACTOR 25A é totalmente integrado às tecnologias embarcadas da XMobots® que garantem assertividade máxima e alto rendimento na aplicação de insumos. Uma das grandes inovações trazidas pela versão de pulverização do DRACTOR  é a possibilidade de fazer a dispersão de defensivos em área localizada – método conhecido como CATAÇÃO – sem se preocupar com o tempo da bateria. Esta modalidade representa uma ECONOMIA significativa de insumos, uma vez que o agroquímico é aplicado somente onde há existência de plantas daninhas.

Para áreas onde há grandes infestações, o hexacóptero da XMobots® também pode realizar a pulverização em área total. Para ambos os sistemas de aplicação, o drone possui capacidade de calda de 10 litros, podendo aplicar o agroquímico em até 1h de voo no método de catação.

10L

10 L de calda

fáciltroca

Fácil troca de tanque

1m

Altura mínima de pulverização

5m

Faixa mínima de pulverização

1hcata

Até 1h catação

acporradar

Anticolisão por radar

acompanhamento

Acompanhamento de terreno por radar

SOLUÇÃO DRACTOR 25A

Na visão da XMobots, o DRACTOR não deve ser visto como um simples produto para realizar operações de aerofotogrametria ou pulverização. Para a XMobots, o DRACTOR 25A foi desenvolvido para atuar como uma solução inovadora e inteligente na captura e processamento de dados, que usará a inteligência artificial do XFarming (software de análise de dados da XMobots) para atuar de forma assertiva no combate a plantas daninhas. Dessa forma, o ciclo de utilização proposto para o DRACTOR 25A está descrito no esquema abaixo:

SISTEMA DE TANQUE INTERCAMBIÁVEL

O Dractor possui dois modelos de tanque principal: o de agroquímico e o de combustível, ambos do mesmo formato, porém com válvulas distintas, permitindo a troca rápida e fácil dos tanques. Quando o Dractor realiza  uma missão de mapeamento, conecta-se o tanque de combustível de 10L cuja válvula se conecta ao tanque reserva interno de 2,5L totalizando 12,5L para o gerador.  

Quando o Dractor realiza uma missão de pulverização, conecta-se o tanque de agroquímico de 10L cuja válvula se conecta à bomba do sistema de pulverização. Neste caso tem-se 2,5L de combustível, que equivale a 1h de aplicação.

SISTEMA DE POTÊNCIA HÍBRIDO

O DRACTOR 25A possui sistema de potência híbrido, ou seja, é alimentado por Bateria e Moto-Gerador.  

A bateria é utilizada para suprir demandas instantâneas de corrente, além de atuar como redundância para o moto-gerador, podendo manter o voo completamente estável por até 4 minutos. 

RIQUEZA DE DETALHES

Uma plataforma que impressiona pelos detalhes, com cada ângulo projetado para unir um design moderno e aerodinâmico à máxima eficiência estrutural. Entre os requisitos a serem cumpridos pela equipe de P&D que desenvolveu o DRACTOR 25A, estavam o uso de materiais de alto desempenho como carbono e alumínio, eficiência de propulsão, alta densidade de energia e máxima segurança. Para reforçar esse time, o designer inovador foi projetado por uma equipe especializada em designer automotivo, a mesma que assina o design de automóveis de uma das maiores montadoras do mundo. Não é à toa que o DRACTOR é um drone como você nunca viu.