ARATOR SERIES
logo_Arator5B

Robusto, versátil e eficiente.

O TRATOR DOS CÉUS

Resultado da evolução tecnológica da XMobots, o Arator foi projetado com a proposta de ser um break through no mapeamento aéreo com drones. Ao unir leveza e robustez estrutural, alta portabilidade e produtividade, o Arator se tornou uma poderosa plataforma de mapeamento, trazendo alta eficiência ao dia a dia de campo.

Primeiro drone do Brasil com aprovação de projeto da ANAC para voos acima de 400ft (120m), o Arator possui um apurado processo produtivo, unindo as grandes inovações da XMobots.  Entre as tecnologias que podem ser embarcadas no drone estão o sistema de RTK HAL ou HAG, sensor RGB APS-C de 24Mpix e sensores multiespectrais XMC e XM5, que fazem do Arator uma plataforma dinâmica e pronta para atender as mais diferentes aplicações. Um verdadeiro trator dos céus, o Arator é a revolução na evolução. 

 
66min

66 min. de autonomia

1200

1.200ha/voo GSD 10cm/60% Sobreposição lateral

3,5

Leve e potente

30 km

5 Km de Alcance

HL

Hand Launch Lançamento fácil e versátil

parachutes

Paraquedas Pouso seguro e preciso

QUER VOAR ACIMA DE 400ft?
COM O ARATOR VOCÊ PODE

O Arator é o único drone do Brasil com aprovação de projeto da ANAC para voos acima de 400ft (120m) AGL. Voar acima desta altura é sinônimo de alta produtividade, além de representar um grande diferencial competitivo, pois cada vez mais o mercado exige voos em consonância com as normas da RBAC-E-94.

O Arator possui 2 aprovações de projeto na ANAC:

bvlos

Voo BVLOS Abaixo de 400ft até 5 Km

2vlos

Voo 2VLOS Acima de 400ft até 2 Km

ACURÁCIA CENTIMÉTRICA PARA TODOS

integrado

Integrado de fábrica

l1l2

Dupla frequência: L1 e L2

tempodeconver

Tempo de convergência em segundos

world

Quadri constelação: GPS, Glonass, Galileo, BeiDou

acuraciaalti

Acurácia planimétrica: <5CM @120M AGL

acuraciaplani

Acurácia altimétrica: <10CM @120M AGL

 Desde 2019, todos os Arators que saem da linha de produção da XMobots possuem sistema de GNSS RTK embarcado. Denominado HAL (High Accuracy Low cost), o sistema opera em dupla frequência (L1 e L2) e quadri constelação, garantindo acurácia posicional de poucos centímetros, eliminando totalmente a necessidade de coleta de GCPs. 

O sistema HAL é compatível com muitas bases GNSS do mercado, mas os usuários também podem optar pela aquisição da XRTK 184B, base GNSS L1 L2 desenvolvida pela XMobots.

REDEFININDO PADRÕES DE ACURÁCIA

L1L2L5

Tripla frequência: L1, L2 E L5

tempodeconver

Tempo de convergência em segundos

acuraciaalti

Acurácia planimétrica: <3CM @120M AGL

acuraciaplani

Acurácia altimétrica: <5CM @120M AGL

SUPORTE

Suporte para Trimble Ag, RTX e Omnistar

Para aplicações em que um único centímetro faz toda diferença, o Arator pode ter como upgrade a tecnologia de RTK embarcado HAG (High Accuracy AG). Este sistema utiliza-se de um GNSS Trimble de tripla frequência (L1, L2 e L5) e possui como um de seus grandes diferenciais conexão direta com as bases GNSSS Trimble AG.

O sistema é compatível com diversas bases GNSS do mercado, mas os clientes também podem adquirir  a base XRTK 336B, desenvolvida pela XMobots com tecnologia Trimble.

DETALHES QUE IMPORTAM

Em sua versão de entrada, o Arator é embarcado com a câmera RGB XM3, dispositivo que o coloca a um passo a frente dos drones da categoria, que usualmente levam câmeras com sensor de 1 polegada. A XM3 é a qualidade aliada à produtividade, premissas da marca Xmobots.

XM3
24MPIX

24Mpix

20MM

Lente fixa 16mm

1200HA

1.200 ha/voo
(GSD 10cm/sobreposição lateral de 60%)

SENSORAPSC

Sensor APS-C

MIRRORLESS

Mirrorless

resolução

Resolução: 6000 x 4000 pixels (3:2)

Como upgrade, o Arator também pode ser equipado com os sensores multiespectrais desenvolvidos pela equipe de P&D da XMobots: XMC (RGB e Nir) e XM5 (RGB, Nir e RedEdge).

INOVAÇÃO E ASSERTIVIDADE COM A XMC

A XMC é uma câmera multiespectral desenvolvida especificamente para a solução Cana. Com 4 bandas (R, G, B* e NIR), ela possui alto rendimento (hectares/voo) graças ao seu sensor APS-C, capaz de capturar imagens de 12 Megapixels, além de ser integrada aos sistemas HAL ou HAG, garantindo o mapeamento multiespectral com acurácia posicional centimétrica.

*A banda azul é gerada de forma sintética no pré-processamento.

XMCaratorXMCarator2
rgbenir

RGB e Nir

SENSORAPSC

Sensor APS-C

calibracaoespcana

Desenvolvida especificamente para a assinatura espectral da cana

haghal

Integração com HAL e HAG

solução cana

Integração com Solução Cana

MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES COM A XM5

A XM5 é a solução multiespectral de 5 bandas da XMobots. A câmera captura imagens nas bandas R, G, B, NIR e RedEdge simultaneamente, possibilitando a geração de uma grande variedade de índices vegetativos, entre eles o NDVI e NDRE. Seu sensor APS-C gera imagens com GSD de 4.7cm/pixel a 120m (~400ft) AGL.

imagem rgb 1 algodao (2)imagem NDRE 1 algodao
rgbenir

RGB e Nir
e RedEdge

multiplos

Possibilidades de múltiplas aplicações

haghal

Integração com HAL e HAG

PLANEJE COM FACILIDADE, RAPIDEZ E EFICIÊNCIA

O planejamento do voo é uma etapa fundamental para o sucesso de uma operação de drone. Uma plataforma ágil, segura e intuitiva contribui para que a user experience seja a melhor possível, e isso se traduz em eficiência de campo. O XPlanner, software de plano de voo do Arator, é uma plataforma projetada para facilitar o trabalho do piloto, otimizando resultados com segurança e praticidade.

XPLANNER
5PASSOS

Planejamento intuitivo em apenas 5 passos

carreg

Missões pré-definidas

MULTIPOLIGONO

Multipolígono

WIFI

Conexão wi-fi

TERRENO3D

Visualização do terreno em 3D

“Robust as a tractor”

Ao longo dos anos os próprios usuários passaram a chamar o Arator de trator dos céus. Essa robustez estrutural foi requisito primordial em seu projeto aeronáutico, uma vez que ele foi idealizado com a proposta de ser um drone capaz de realizar uma média de 5 voos/dia, resistindo às adversidades do dia-a-dia de campo. Por isso, materiais como fibra de aramida e carbono prevalecem em sua composição. 

HIGH-END BY XMOBOTS

A XMobots se orgulha em ser uma empresa de robótica que produz tecnologia 100% nacional. Entre as tecnologias presentes no Arator está o XMB Autopilot (AFNGS), auto piloto que roda RTOS QNX com software desenvolvido utilizando MDD (Model Driven Development), estado da arte em tecnologia aeronáutica, utilizado também em companhias como Airbus, Boeing e Embraer.

placa