Resultado da evolução tecnológica da XMobots, o Arator foi projetado com a proposta de ser um break through no mapeamento aéreo com drones. Ao unir leveza e robustez estrutural, alta portabilidade e produtividade, o Arator se tornou uma poderosa plataforma de mapeamento, trazendo alta eficiência ao dia a dia de campo.
Primeiro drone do Brasil com aprovação de projeto da ANAC para voos acima de 400ft (120m), o Arator possui um apurado processo produtivo, unindo as grandes inovações da XMobots. Entre as tecnologias que podem ser embarcadas no drone estão o sistema de RTK HAL ou HAG, sensor RGB APS-C de 24Mpix e sensores multiespectrais XMC e XM5, que fazem do Arator uma plataforma dinâmica e pronta para atender as mais diferentes aplicações. Um verdadeiro trator dos céus, o Arator é a revolução na evolução.
66 min. de autonomia
1.200ha/voo GSD 10cm/60% Sobreposição lateral
Leve e potente
5 Km de Alcance
Hand Launch Lançamento fácil e versátil
Paraquedas Pouso seguro e preciso
O Arator é o único drone do Brasil com aprovação de projeto da ANAC para voos acima de 400ft (120m) AGL. Voar acima desta altura é sinônimo de alta produtividade, além de representar um grande diferencial competitivo, pois cada vez mais o mercado exige voos em consonância com as normas da RBAC-E-94.
O Arator possui 2 aprovações de projeto na ANAC:
Voo BVLOS Abaixo de 400ft até 5 Km
Voo 2VLOS Acima de 400ft até 2 Km
Integrado de fábrica
Dupla frequência: L1 e L2
Tempo de convergência em segundos
Quadri constelação: GPS, Glonass, Galileo, BeiDou
Acurácia planimétrica: <5CM @120M AGL
Acurácia altimétrica: <10CM @120M AGL
Desde 2019, todos os Arators que saem da linha de produção da XMobots possuem sistema de GNSS RTK embarcado. Denominado HAL (High Accuracy Low cost), o sistema opera em dupla frequência (L1 e L2) e quadri constelação, garantindo acurácia posicional de poucos centímetros, eliminando totalmente a necessidade de coleta de GCPs.
O sistema HAL é compatível com muitas bases GNSS do mercado, mas os usuários também podem optar pela aquisição da XRTK 184B, base GNSS L1 L2 desenvolvida pela XMobots.
Tripla frequência: L1, L2 E L5
Tempo de convergência em segundos
Acurácia planimétrica: <3CM @120M AGL
Acurácia altimétrica: <5CM @120M AGL
Suporte para Trimble Ag, RTX e Omnistar
Para aplicações em que um único centímetro faz toda diferença, o Arator pode ter como upgrade a tecnologia de RTK embarcado HAG (High Accuracy AG). Este sistema utiliza-se de um GNSS Trimble de tripla frequência (L1, L2 e L5) e possui como um de seus grandes diferenciais conexão direta com as bases GNSSS Trimble AG.
O sistema é compatível com diversas bases GNSS do mercado, mas os clientes também podem adquirir a base XRTK 336B, desenvolvida pela XMobots com tecnologia Trimble.
Em sua versão de entrada, o Arator é embarcado com a câmera RGB XM3, dispositivo que o coloca a um passo a frente dos drones da categoria, que usualmente levam câmeras com sensor de 1 polegada. A XM3 é a qualidade aliada à produtividade, premissas da marca Xmobots.
24Mpix
Lente fixa 16mm
1.200 ha/voo
(GSD 10cm/sobreposição lateral de 60%)
Sensor APS-C
Mirrorless
Resolução: 6000 x 4000 pixels (3:2)
Como upgrade, o Arator também pode ser equipado com os sensores multiespectrais desenvolvidos pela equipe de P&D da XMobots: XMC (RGB e Nir) e XM5 (RGB, Nir e RedEdge).
A XMC é uma câmera multiespectral desenvolvida especificamente para a solução Cana. Com 4 bandas (R, G, B* e NIR), ela possui alto rendimento (hectares/voo) graças ao seu sensor APS-C, capaz de capturar imagens de 12 Megapixels, além de ser integrada aos sistemas HAL ou HAG, garantindo o mapeamento multiespectral com acurácia posicional centimétrica.
*A banda azul é gerada de forma sintética no pré-processamento.
RGB e Nir
Sensor APS-C
Desenvolvida especificamente para a assinatura espectral da cana
Integração com HAL e HAG
Integração com Solução Cana
A XM5 é a solução multiespectral de 5 bandas da XMobots. A câmera captura imagens nas bandas R, G, B, NIR e RedEdge simultaneamente, possibilitando a geração de uma grande variedade de índices vegetativos, entre eles o NDVI e NDRE. Seu sensor APS-C gera imagens com GSD de 4.7cm/pixel a 120m (~400ft) AGL.
RGB e Nir
e RedEdge
Possibilidades de múltiplas aplicações
Integração com HAL e HAG
O planejamento do voo é uma etapa fundamental para o sucesso de uma operação de drone. Uma plataforma ágil, segura e intuitiva contribui para que a user experience seja a melhor possível, e isso se traduz em eficiência de campo. O XPlanner, software de plano de voo do Arator, é uma plataforma projetada para facilitar o trabalho do piloto, otimizando resultados com segurança e praticidade.
Planejamento intuitivo em apenas 5 passos
Missões pré-definidas
Multipolígono
Conexão wi-fi
Visualização do terreno em 3D
Ao longo dos anos os próprios usuários passaram a chamar o Arator de trator dos céus. Essa robustez estrutural foi requisito primordial em seu projeto aeronáutico, uma vez que ele foi idealizado com a proposta de ser um drone capaz de realizar uma média de 5 voos/dia, resistindo às adversidades do dia-a-dia de campo. Por isso, materiais como fibra de aramida e carbono prevalecem em sua composição.
A XMobots se orgulha em ser uma empresa de robótica que produz tecnologia 100% nacional. Entre as tecnologias presentes no Arator está o XMB Autopilot (AFNGS), auto piloto que roda RTOS QNX com software desenvolvido utilizando MDD (Model Driven Development), estado da arte em tecnologia aeronáutica, utilizado também em companhias como Airbus, Boeing e Embraer.