ARATOR TAMBÉM VOA ALTO EM PROJETOS DE RECURSOS HÍDRICOS

O drone da XMobots, Arator 5B, tem participado de projetos de barragens pelo Brasil. A Terra Brasil Serviços de Engenharia, empresa catarinense representada pela direção de Valter Luis Felzmann e coordenadoria do Eng. Thadeu Ribas Lugarini, é especializada em serviços de topografia e hidrologia na aplicação de obras de infraestrutura e energia como barragens, rodovias, ferrovias e linhas de transmissão, e hoje, sabe que em projetos de áreas de maior extensão é possível contar com o Arator.

A empresa tem apostado no drone de asa fixa Arator 5B por sua melhor performance, versatilidade, produtividade e acurácia do sistema de GNSS RTK HAL embarcado – mais eficaz em relação aos drones multirotores.

Patrik Souza e Thadeu Lugarini, da Terra Brasil, recebendo o Arator 5B e em treinamento na XMobots

No final de 2020, a Terra Brasil concluiu sua participação no projeto da Barragem do Capané, no Rio Grande do Sul, e utilizou o Arator 5B para a execução do aerolevantamento neste projeto.

PROJETO BARRAGEM DE CAPANÉ

Em 2017, o IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz) recebeu a outorga de preservação e captação de água da Barragem de Capané pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. E três anos depois, o instituto solicitou o projeto para adequação da barragem.

Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul (RS)

Após alguns acidentes ao longo do tempo, a Barragem de Capané tem trabalhado então com o nível da água abaixo de sua capacidade máxima. E passados mais de 80 anos desde sua construção sem qualquer projeto de engenharia, era realmente necessária uma modernização por questões de segurança e até mesmo para continuar seu propósito de irrigação, voltando a irrigar mais de 5.500 hectares de arrozais com sua capacidade normal, ao invés dos 2.500 hectares atuais.

A Terra Brasil, contratada para atuar em partes estratégicas do projeto solicitado pelo IRGA, utilizou o Arator 5B para a realização de mapeamento planialtimétrico, modelo digital topográfico (DEM – Digital Elevation Model) com curvas de nível e geração de imagens ortorretificadas.

O Arator 5B, drone de asa fixa desenvolvido e fabricado pela XMobots, conta com autonomia de mais de 60 minutos, capacidade de mapeamento de 1.200 hectares por voo e é o único com aprovação de projeto da ANAC para voos acima de 400ft. Este drone foi imprescindível para o projeto da Barragem do Capané.

Voo do Arator 5B
DEM da Barragem do Capané (20.000 ha – Da barragem à cidade de Cachoeira do Sul – RS)
20.000 ha de curvas de nível
Imagem ortorretificada de 20.000 ha – Barragem do Capané

Embarcado no Arator 5B, o sensor XM3, desenvolvido pela XMobots, que garante alta faixa de cobertura no imageamento, também foi um elemento fundamental para o sucesso do uso do drone no projeto. Foram mais de 20.000 hectares mapeados, desde a Barragem do Capané até a cidade de Cachoeira do Sul, e distribuídos em 9 áreas de voo, gerando imagens de altíssima resolução através do melhor sensor para fotogrametria.

Fazendo uso do Arator 5B entre setembro e novembro de 2020, a Terra Brasil chegou à conclusão de seus trabalhos no projeto em dezembro do mesmo ano.

Imagem capturada com voo do Arator 5B sobre trecho da Barragem do Capané
Arator 5B, próximo à Barragem do Capané, encerrando trabalhos do dia

E a Terra Brasil não para. Neste início de 2021, a empresa já está utilizando o Arator 5B em um novo projeto na Barragem Boa Vista, em Lençóis Maranhenses, cujos detalhes também serão divulgados pela XMobots posteriormente. E há planos da Terra Brasil para outros grandes projetos até o final do ano.

Arator 5B após pouso com paraquedas durante projeto da Barragem Boa Vista, em Lençóis Maranhenses

Para mais informações sobre o Arator 5B, acesse https://www.xmobots.com.br/arator-5b ou entre em contato com nossos consultores: contato@xmobots.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

XMobots: segurança na TI com BluePex

Companhia brasileira de drones monitora rede e controla ativos com solução. A XMobots, maior empresa brasileira de desenvolvimento de drones, adotou soluções de segurança

LEIA MAIS »