A Gerência Geral de Certificação de Produto Aeronáutica – GGCP da Superintendência de Aeronavegabilidade – SAR da ANAC emitiu hoje autorização para o projeto do drone (como são popularmente chamados os sistemas de aeronaves remotamente pilotadas – RPAS) modelo Arator 5B da empresa Xmobots. Se trata da primeira autorização deste tipo emitida no Brasil.
Giovani Amianti, CEO da XMobots, com sede em São Carlos/SP, explicou que o processo de autorização de projeto de drone do Brasil teve início em 8 de junho de 2017. Foram envolvidos 13 profissionais da empresa, incluindo 5 engenheiros e 8 técnicos. O processo envolveu revisões de projeto, processos, manuais e relatórios técnicos, até desafios aparentemente simples que se revelaram significativamente complexos.
“Foram cerca de 9600 horas gastas neste processo incluindo desenvolvimento de engenharia, ensaios de laboratório, ensaios de solo e ensaios de voo. Um trabalho realmente intenso que mobilizou boa parte da empresa. Muito mais que um reconhecimento por todos esses esforços, esta autorização de projeto abre portas para o setor. Serve de incentivo para que outros fabricantes também busquem essa autorização para seus equipamentos. Enfim, essa profissionalização trará mais segurança para as empresas fabricantes, usuários e demais beneficiários da tecnologia”, afirmou Amianti. Ele ainda ressaltou que as atividades trouxeram ganhos significativos para a maduração de processos e tecnologias empregadas pela empresa tanto no desenvolvimento do produto quanto em sua produção e manutenção.
ANAC
O Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato, destacou a importância desta aprovação. Afinal, ela marca a viabilidade do modelo regulatório implementado pelo RBAC-E 94, emitido em maio de 2017. “Entendemos que o atendimento aos critérios de segurança deve ser encarado como fator essencial para desenvolvimento do setor. Além da garantia da segurança para a sociedade brasileira, constitui-se aspecto importante para acesso dos projetos brasileiros à mercados internacionais. Assim, temos boas expectativas de crescimento da atividade num futuro breve”. Atualmente a ANAC avalia seis outros projetos de aeronaves remotamente pilotadas.
A autorização permite que as aeronaves deste modelo possam receber um Certificado de Aeronavegabilidade Especial de RPA – CAER. Dessa forma, indica a capacidade da aeronave operar com segurança em voos com alturas maiores que 400 pés (aproximadamente 120 metros).
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