Café: drones se tornam aliados do grão em ano desafiador

Tecnologia agrícola ganha espaço nas lavouras e ajuda a superar desafios no campo 

Drones agrícolas se tornam ferramenta de trabalho para produtores de café 

Mesmo em um ano de bienalidade negativa, a produção brasileira de café caminha para uma leve alta. É o que mostra o 2º levantamento da safra 2025 da Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab (via CNN Brasil), que projeta 55,7 milhões de sacas de 60 kg – crescimento de 2,7% em relação à safra anterior.  

Quando comparado ao ciclo de 2023, outro ano de baixa bienalidade, o avanço é de 1,1% (via GOV.BR). Os números refletem o desempenho do café conilon, com 18,7 milhões de sacas estimadas, e do arábica, com 37 milhões.  

A produtividade média, deve ficar em 30 sacas por hectare, ocupando uma área de 2,25 milhões de hectares.  

Confira: Lançamentos, marcas e evolução: Xmobots na Drone Show 2025

Tecnologia que se firma: drones na cafeicultura 

Embora recente em algumas regiões, a pulverização com drones já se tornou parte da rotina de muitas propriedades.  

Estudos da Universidade Federal de Lavras-MG (via Portal do Agronegócio) demonstram que, com os parâmetros corretos de altura de voo, velocidade e volume de calda, os drones proporcionam aplicações homogêneas e precisas.  

A facilidade para operar em terrenos inclinados, comuns na produção de cafés, é um diferencial importante. Além disso, podem atuar logo após a chuva, mantendo o cronograma de manejo para evitar perdas.  

Você pode gostar: Agrishow 2025 tem recordes de vendas, inovação e presença de influenciador

Economia, segurança e eficiência  

Mais do que agilidade, os drones também oferecem economia operacional ao evitar o desperdício de insumos, além de reduzir a exposição de pessoas a produtos químicos. 

Para o Engenheiro Agrônomo da Xmobots e produtor de café, André Mazi, a eficiência se estende ainda ao controle de doenças:  

“Até para o controle da ferrugem, doença fúngica que se concentra na parte inferior das plantas e folhas, os drones possuem uma alta eficiência devido ao efeito vórtex, que possibilita o produto chegar nas partes mais escondidas do cafezal”, explica. 

Dos métodos tradicionais à adoção de tecnologia 

O prestador de serviços, Alexandre Mion, de São Carlos-SP, decidiu investir em um drone DJI AGRAS T40, por entender de que se trata de uma tecnologia que vem para melhorar o fluxo do trabalho no campo. 

“A aplicação com drone não deixa nada a desejar na produção de café, na comparação com o controle tratorizado. Com o drone, por exemplo, você consegue pulverizar 50 hectares numa média de seis horas. Essa agilidade na execução do serviço é uma vantagem enorme, além do combate efetivo do bicho-mineiro, uma das principais pragas da cultura”, ressalta Mion.  

Alexandre encontrou na Xmobots Agriculture a parceira ideal para o negócio próprio ao contar com o suporte especializado no ramo: 

“A Xmobots virou referência para mim depois que muitas pessoas me recomendaram a empresa. A assistência oferecida no canal de pós-vendas foi um fator decisivo na minha escolha”, destaca ainda o prestador de serviços.  

Um ecossistema completo para o campo 

Com milhares de drones distribuídos no Brasil, a Xmobots Agriculture, revendedora oficial da DJI no país desde 2022, oferece a linha AGRAS e soluções integradas para produtores e prestadores de serviço.  

Gestão pelo celular: DAASFY 

A plataforma DAASFY permite criar pedidos de pulverização direto pelo celular, definindo produtos, limites climáticos e parâmetros de aplicação. Após a operação, o produtor recebe um resumo completo também através do celular.  

DAASFY rastreia todo o processo de pulverização com drones e ainda entrega um resumo completo 

DAASFY: conheça a plataforma de rastreabilidade da pulverização com drones

Eficiência no campo: SPAD 200B 

O SPAD 200B é um sistema que transporta dois drones da linha DJI AGRAS e conta com misturadores duplos, reservatório e geradores. O SPAD 200B, com apenas um piloto e um badeco, estende a operação para até quatro horas atendendo 190 hectares, com padronização e economia. 

SPAD 200B otimiza e profissionaliza a pulverização com drones com apenas duas pessoas em campo

SPAD 200B: saiba mais sobre o novo sistema da Xmobots Agriculture

Potência sob medida: geradores XGEN 

Os geradores XGEN 10 (para operações com drones de pulverização de 25L ou menores) e XGEN 20 (para operações com drones de pulverização de 30L ou maiores) garantem autonomia e performance em campo. 

Geradores XGEN são projetados exclusivamente para atender à pulverização com drones

Com recursos como injeção eletrônica e tomadas industriais, os geradores XGEN apresentam compatibilidade com acessórios como XMixer (misturador de caldas), base XRTK (para aumento de precisão em operações com drones), além de iluminação noturna. 

Geradores XGEN: escolha o melhor modelo para suas necessidades

Referência em tecnologia 

Com um time formado por centenas de engenheiros e especialistas, a Xmobots Agriculture segue desenvolvendo tecnologias que resolvam desafios reais, aumentem a precisão das operações e fortalecem a produtividade.  

Base XRTK em ação no cultivo de café, elevando a precisão na aplicação de insumos com drones pulverizadores

XRTK: pulverize com mais precisão e mais qualidade

Dessa forma, a Xmobots Agriculture se coloca como parceira do agronegócio brasileiro – com inovação, conexão e quase duas décadas de experiência no mercado. 

Fique por dentro

As notícias e novidades mais recentes da Xmobots.

Veja como o Nauru 100D, drone de monitoramento brasileiro para missões ISR pode transformar a segurança pública com tecnologia invisível
Agro vive revolução tecnológica e os drones agrícolas são centrais na transformação
O Brasil reduziu 65% das áreas queimadas em 2025, mas o risco persiste. Saiba como a tecnologia pode transformar o combate a incêndios florestais