Comitiva da ANAC visita fábrica da XMobots

A XMobots recebeu entre os dias 18 e 22 de outubro de 2021, em suas instalações na cidade de São Carlos, uma comitiva da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. A comitiva contou com a presença de 12 integrantes de diferentes superintendências e coordenadorias da agência, incluindo membros da Superintendência de Padrões Operacionais (SPO), Superintendência do Pessoal de Aviação (SPL), Coordenadoria de Drones e Novas Tecnologias (CDNT) e uma equipe da Engenharia de Ensaios em Voo da ANAC.

Dentre os principais objetivos da agenda, estavam atividades relacionadas ao programa de formação e treinamento de pilotos remotos da Xpilot (escola de formação de pilotos da XMobots), demonstrações relacionadas à contribuição para tomada de subsídios da agência sobre a utilização de drones em ambiente de pulverização e operações aeroagrícolas e, principalmente, atividades de ambientação e familiarização técnica com o projeto FW150, o primeiro projeto de um sistema de aeronave remotamente pilotada classe 2, isto é, com Peso Máximo de Decolagem entre 25 e 150 kg, a obter autorização para realizações de testes e ensaios experimentais em âmbito civil.  

Além do conhecimento às novas instalações da empresa, os integrantes puderam também se familiarizar com novos desenvolvimentos da companhia e com toda a infraestrutura presente no departamento de pesquisa e desenvolvimento da XMobots. 

“Receber uma comitiva deste porte representa e reafirma antes de tudo uma relação de confiança entre a empresa e a agência pois se manter na vanguarda da tecnologia e desenvolvimento de aeronaves remotamente pilotadas no Brasil e na América Latina é, antes de tudo, ser também uma referência para autoridades de aviação civil como a ANAC. 
Fatos como este, evidenciam o alto nível de qualidade dos produtos e o elevado padrão de segurança operacional que a empresa busca para este mercado.  
O setor de certificação da XMobots, trabalha incessantemente para disseminação da cultura aeronáutica neste meio, com o cumprimento da regulamentação vigente e poder receber grandes nomes da área em nossas instalações é, antes de tudo, gratificante”. 

Décio Gomes Palhas Jr – Gerente de Certificação da XMobots 

“A visita realizada foi uma excelente oportunidade para a ANAC obter uma percepção prática e multidisciplinar de diversos produtos e serviços providos pela XMobots, permitindo assim que a Agência continue criando condições e bases tecnicamente sólidas para que o setor de drones no Brasil se desenvolva e cresça cada vez mais, trazendo benefícios para toda a sociedade brasileira”.

Ailton José Junior – Especialista em regulação de aviação civil da ANAC 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta