logow

Customizar para gerar grandes resultados

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. As áreas plantadas ocupam cerca de 9 milhões de hectares, grande parte com processos produtivos altamente mecanizados. Neste mercado que aderiu massivamente a tecnologia dos drones, a XMobots possui um market share de 30%, e esse número aumenta a cada safra. Por quê?

Porque oferecemos uma solução customizada de ponta a ponta, desenvolvida para solucionar os problemas reais dos canaviais.

head1

Juntos, os clientes XMobots realizam mais de 200 voos diários em áreas de cana. Estar JUNTO ao cliente, conhecer a fundo sua operação e estar atenta aos feedbacks permitiu à empresa desenvolver uma metodologia, que envolve software e hardware, com foco direto na melhoria dos resultados. A esse conjunto, foi dado o nome de SOLUÇÕES CANA. 

Múltiplos talhões? O XPlanner te ajuda

Na maior parte das regiões brasileiras a cana-de-açúcar é plantada em pequenos e médios talhões, com tamanhos que variam de 20 a 200 hectares e distantes entre si em uma variedade de raios. Pensando nesta particularidade, a XMobots desenvolveu no XPlanner a função multipolígono. Dessa forma o operador consegue mapear vários talhões em um único plano de voo, otimizando o trabalho e gerando economia de tempo e dinheiro.

XPLANNER

Acurácia máxima para o maquinário agrícola

Plantadeiras, colhedoras, tratores, autopropelidos, transbordos. O que eles têm em comum? Todos são maquinários agrícolas que se utilizam de Piloto Automático para realizar suas operações. Esses pilotos usam como base de localização as coordenadas georreferenciadas resultantes do mapeamento com drones. 

Para garantir a máxima acurácia na restituição das linhas, a XMobots desenvolveu o sistema de RKT embarcado HAG, de tripla frequência (L1, L2 e L5) e quadri constelação (GPS, Glonass, Galileo e BeiDou) que garante acurácia de poucos centímetros sem necessidade de coleta de pontos de controle. 

Este sistema também possui conexão direta com bases Trimble AG, tornando a operação mais prática e confiável.

 
HAG
xmc2

Olhar com a XMc

Uma das protagonistas da SOLUÇÃO CANA, a câmera multiespectral XMC está mudando os parâmetros de mapeamento da cana-de-açúcar. Único sensor desenvolvido especificamente para a assinatura espectral de cana, a câmera desenvolvida pela XMobots gera imagens capazes de fornecer informações mais precisas e assertivas na geração dos principais produtos da cana, como falha de plantio, restituição de linhas e matologia.   

XMC
notexfarm

Analisar com o XFarming

Planejar, mapear com acurácia e obter a melhor imagem. Para completar esse ciclo e gerar o máximo de valor, a análise dos dados precisa trazer resultados que impactem diretamente na resolução de problemas.

Com o XFarming Cana, o usuário consegue gerar, com alto grau de automatização e assertividade, os principais produtos da cana-de-açúcar, como restituição de linha de plantio, detecção de falha e análise de paralelismo.

Além disso, o XFarming possui aplicações exclusivas que somente ele possui, como restituição de linha de cana por projeto de plantio, restituição de linha e detecção de falhas a partir de imagens da XMC, e a inovadora função de detecção automática de reboleiras de mato com base em imagens multiespectrais da XMC. Grandes resultados para grandes decisões.

XFARMING

Gerenciar a operação

Mais que fechar o ciclo, é preciso gerenciar o ciclo. Para facilitar o trabalho dos gestores, a XMobots oferece como um dos pilares da SOLUÇÃO CANA o XMRO, sistema exclusivo de IoT que permite o monitoramento em tempo real da frota, além de possuir um sistema de gestão de voos e revisões.

O XMRO também permite que o gestor faça o controle e o bloqueio dos parâmetros de voo. Essa função foi desenvolvida pela XMobots a partir da constatação de que muitos operadores de usinas, com o intuito de aumentar a produtividade, costumavam alterar padrões de voo – como sobreposição de fotos e GSD -, impactando negativamente na qualidade dos resultados.  Com o XMRO, esses padrões podem ser travados pelo gestor, garantindo a qualidade dos produtos finais. 

Uma solução completa e eficiente, para uma das maiores locomotivas da agricultura brasileira.

xmro