logo

Inteligência a favor da segurança

O XCockpit é a interface homem-máquina de operação do drone. Para seu desenvolvimento, a XMobots utilizou a mesma plataforma usada por empresas de aviação comercial, o que faz do XCockpit um software de altíssimo nível de confiabilidade e inteligência. Ele é dividido em duas partes principais:

Multi Function Display (MFD): Interface baseada em moving map que mostra localização e proa da aeronave, trajetória, missão planejada, altimetria, perfil de rádio e informações do payload. Primary Flight Display (PFD): Interface de informações críticas para o voo do RPAS, incluindo grupo de alertas, botões de comando, além dos grupos de altitude, velocidade, monitoramento e orientação do RPA.

53b97513-fbee-48bc-be76-1664292f3407

MODOS DE VOO

Todos os drones da XMobots foram projetados para serem operados de forma totalmente automática, do lançamento à aterrissagem. Como o próprio nome já indica, o XCockpit é a interface de voo do piloto, e é nele que estão inseridos os 4 modos de voo:

 

⦁ Decolar

⦁ Subir

⦁ Mapear 

⦁ Pousar

 

O usuário também pode optar pelo modo SEMI. Nesta condição, o operador pode guiar o drone através de comandos de alteração de altitude e rumo. Esse modo de voo pode ser utilizado, por exemplo, para ganhar altitude, desviar de obstáculos ou se aproximar mais rapidamente de regiões de interesse.

 

Checklist digital

Quando falamos em uma operação de drone, a realização do checklist de voo é uma etapa fundamental para garantir a segurança do RPA, do espaço aéreo e das pessoas. Para evitar que os usuários “pulem” importantes fases do pré-voo, o XCockpit possui um checklist digital prático e eficaz. E o melhor: o drone somente é habilitado para a missão após o cumprimento de todos os seus passos.

O XCockpit também realiza a checagem automática dos principais sensores do drone, tornando a operação mais segura e eficiente.

Checklist digital

Voo somente é liberado após conclusão do passo a passo do checklist digital

Checagem automática de sensores

e das condições de voo

Interface aprovada pela ANAC

Leitura de dados e comandos de voo objetivos e eficientes

100% automático

Voo sem intervenção manual do piloto