Mais que um drone, o Nauru 1000C – CAT2, da XMobots, é um dos equipamentos mais poderosos do mundo para missões de segurança, vigilância e monitoramento de fronteira terrestre, além de ser o único desenvolvido e fabricado na América Latina para este propósito.
Sendo um RPA VTOL (Vertical Take-Off and Landing), o Nauru 1000C realiza decolagens e pousos verticais automáticos, trazendo grande facilidade nas operações. Em suas operações, a aeronave conta com um tanque de 50 litros para combustível, e o sistema VTOL elétrico se apoia na eficiência de 8 motores com baterias independentes; e sua extraordinária estrutura foi fabricada em alumínio e materiais compósitos.
Com peso máximo de decolagem de 150kg e alcance máximo de 60km, o Nauru 1000C executa vários tipos de monitoramento aéreo, de até 10 horas de operação, sejam diurnas ou noturnas. E ainda apresenta grande versatilidade, pois foi desenvolvido para missões que exigem operações em cenários diversos, suportando chuva fina, leve ou neblina.
Por apresentar uma vasta experiência no desenvolvimento de sistemas aviônicos, a XMobots desenvolveu o Nauru 1000C com dois pilotos automáticos, garantindo a redundância em todos os sistemas da aeronave, oferecendo, desta forma, melhor segurança nas operações.