logo

INCOMPARÁVEL

nauru

Um drone incomparável. Com sua primeira versão lançada em 2012, o Nauru possui uma trajetória de recordes e superações. Entre tantos “primeiros lugares” que ele coleciona, estão o de primeiro RPA a sobrevoar a Amazônia, o primeiro a receber um CAVE (Certificado de Autorização de Voo Experimental) da ANAC e o primeiro drone VTOL (Vertical Take-Off and Landing) híbrido desenvolvido no Brasil. Reflexo da força presente no DNA da XMobots, é nele que o passado e o presente da empresa se encontram, rompendo as barreiras da inovação.

Desenvolvido para operações BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), o Nauru possui uma extraordinária autonomia de 4 horas de voo. Sua alta capacidade de payload permite que ele seja embarcado simultaneamente com 1 sensor de mapeamento + um sistema ISR (para aplicações de vigilância), sendo uma poderosa ferramenta em missões voltadas à segurança e defesa. 

Tudo isso em uma plataforma que reúne o melhor das duas tecnologias de drones: a manobrabilidade da asa rotativa à autonomia de um asa fixa, podendo decolar e pousar em ambientes hostis e áreas confinadas. Um bravo guerreiro, pronto para atuar em aplicações de elevado grau estratégico. 

4h

4h de autonomia

1200

15.000ha/voo GSD 10cm/60% Sobreposição lateral e câmeras oblíquas

25kgclasse3

25 Kg Classe 3 da ANAC

60km

até 60 Km de Alcance

Mhz

925 Mhz Frequência primária homologada pela Anatel

fpv

Câmera FPV Real time, 100% Digital e HD

potenciahibrido

Potência Híbrida
Bateria+Combustão

vtol

Decolagem VTOL

parachutes

Paraquedas Pouso seguro e preciso

RTK integrado de fábrica

integrado

Integrado de fábrica

l1l2

Dupla frequência: L1 e L2

tempodeconver

Tempo de convergência em segundos

world

Quadri constelação: GPS, Glonass, Galileo, BeiDou

acuraciaalti

Acurácia planimétrica: <5CM @120M

acuraciaplani

Acurácia altimétrica: &lt;10CM @120M AGL

Mapear grandes áreas com acurácia nunca foi tão fácil. Assim como nos outros modelos fabricados pela XMobots, o Nauru 500C possui a tecnologia de RTK HAL (High Accuracy Low Cost) integrada de fábrica, possibilitando que seus usuários realizem, de maneira rápida e eficiente, grandes projetos que requerem alta precisão.

gnss

Compatível com bases GNSS do mercado

xrtk

Combatível com XRTK 184B

Acurácia máxima com a Tecnologia HAG

L1L2L5

L1, L2 E L5

tempodeconver

Tempo de convergência em segundos

acuraciaalti

Acurácia planimétrica: <3CM @120M AGL

acuraciaplani

Acurácia altimétrica: <5CM @120M AGL

SUPORTE

Suporte para Trimble Ag, RTX e Omnistar

Para as aplicações que requerem acurácia máxima, o Nauru pode ser embarcado com o sistema HAG (High Accuracy AG), que utiliza-se de um GNSS Trimble de tripla frequência (L1, L2 e L5). Um grande atrativo nesta tecnologia é que ela possui conexão direta com as bases GNSSS Trimble AG, além de suporte para os serviços RTX e Omnistar.

 
gnss

Compatível com bases GNSS do mercado

xrtk

Combatível com XRTK 336B

A melhor imagem para diferentes aplicações

Graças a sua câmera de alta resolução, o Nauru pode voar em maiores alturas e ainda assim mapear grandes áreas com baixo GSD (Ground Sample Distance). Embarcado de fábrica com o sensor XM3, o Nauru capta imagens com resolução de 24Mpix, utilizando-se de um sensor APS-C e lente fixa de 20mm.

SENSORAPSC

Sensor APS-C

20MM

Lente fixa de 20mm

MIRRORLESS

Mirrorless

7500haalcance

7.500 ha/voo (GSD de 10cm/sobreposição lateral de 60%)

Como upgrade, o Nauru também pode ser equipado com os sensores multiespectrais desenvolvidos pela equipe de P&D da XMobots: XMC (RGB e Nir) e XM5 (RGB, Nir e RedEdge).

Talhões infinitos com a XMC

A XMC é uma câmera multiespectral desenvolvida especificamente para a solução Cana. Com 4 bandas, ela é o único sensor desenvolvido especificamente para a assinatura espectral da cana, permitindo a geração de índices vegetativos como o NDVI, habilitando funcionalidades adicionais no software XFarming.

A XMC possui alto rendimento (hectares mapeados por voo) graças ao seu sensor APS-C, além de ser integrada às tecnologias HAL ou HAG, garantindo o mapeamento multiespectral com acurácia posicional centimétrica.

*A banda azul é gerada de forma sintética no pré-processamento.

 
xmc - 1xmc NIR
rgbenir

RGB e Nir

SENSORAPSC

Sensor APS-C

20MM

Lente fixa de 20mm

MIRRORLESS

Mirrorless

7500haalcance

7.500 ha/voo (GSD de 10cm/sobreposição lateral de 60%)

Como upgrade, o Nauru também pode ser equipado com os sensores multiespectrais desenvolvidos pela equipe de P&D da XMobots: XMC (RGB e Nir) e XM5 (RGB, Nir e RedEdge).

Uma grande câmera,
para um grande produto

O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, encabeçando rankings de produção mundial de diferentes culturas, como soja, milho, algodão, entre outras. Em áreas agrícolas tão extensas como as de cultivo de grãos, não faz sentido a utilização de câmeras multiespectrais com sensores pequenos, de 1.000 pixels horizontais, por exemplo.  

Áreas grandes pedem sensores que possam garantir alto rendimento no imageamento aéreo com drones. Assim é a câmera XM5, solução multiespectral de 5 bandas da XMobot que captura imagens nas bandas R, G, B, NIR e RedEdge simultaneamente, possibilitando a geração de uma grande variedade de índices vegetativos, entre eles o NDVI e NDRE. 

imagem rgb 1 algodao (2)imagem NDRE 1 algodao
rgbenir

RGB e Nir
e RedEdge

multiplos

Possibilidades de múltiplas aplicações

haghal

Integração com HAL e HAG8

MAPEIE 2X MAIS

Uma das grandes inovações que a XMobots traz para o Nauru 500C é o sistema de câmeras oblíquas 2MX. Disponível para os sensores XM3, XMC e XM5, a tecnologia foi desenvolvida para possibilitar o embarque simultâneo de 2 câmeras no drone, duplicando o número de hectares mapeados por voo. Com este upgrade, o Nauru é capaz de mapear 15.000 hectares em um único voo (GSD de 10cm e 60% de sobreposição lateral), mapeando, em um curto período de tempo, o que antes era impossível.


A tecnologia 2MX está disponível nas versões:
– 2M3 (2 sensores oblíquos XM3)
– 2MC (2 sensores oblíquos XMC)
– 2M5 (2 sensores oblíquos XM5)

Eficiência de ponta a ponta

Um equipamento como o Nauru requer eficiência em todas as etapas do voo. É por isso que a XMobots trabalhou duro na evolução não apenas de seus drones, mas também de todas as tecnologias que fazem parte do sistema RPA. 

Uma delas é o XPlanner, que assim como o Nauru, também evoluiu ao longo dos anos. Hoje o software de plano de voo da XMobots consiste em uma plataforma ágil, segura e intuitiva, contribuindo para que a user experience seja a melhor possível. Isso é eficiência de ponta a ponta. 

 
5PASSOS

Planejamento intuitivo em apenas 5 passos

radio

Análise de Rádio

checklistdig

Checklist Digital

acompterreno

Acompanhamento de Relevo

TERRENO3D

Visualização do terreno em 3D

Voe com segurança

O alcance de até 60Km do Nauru 500C diz tudo: o super drone da XMobots foi projetado para missões com elevado grau de complexidade. Por isso, é imprescindível que ele seja construído para ser uma aeronave altamente robusta, segura e confiável. 

Fabricado com materiais de alto desempenho, o Nauru foi projetado para enfrentar as mais variáveis situações de campo, resistindo bravamente a intempéries comuns a ambientes hostis. 

Tecnologia 100% nacional

Tecnologia robótica 100% nacional. Entre as tecnologias presentes no Nauru está o XMB Autopilot, que roda RTOS QNX com software desenvolvido utilizando MDD (Model Driven Development), estado da arte em tecnologia aeronáutica, utilizado também em companhias como Airbus, Boeing e Embraer.