1º drone eVTOL com alcance BVLOS de 60km com aprovação de projeto pela ANAC
1º drone eVTOL com alcance BVLOS de 60km com aprovação de projeto pela ANAC
Um drone incomparável. Com sua primeira versão lançada em 2012, o Nauru possui uma trajetória de recordes e superações. Entre tantos “primeiros lugares” que ele coleciona, estão o de primeiro RPA a sobrevoar a Amazônia, o primeiro a receber um CAVE (Certificado de Autorização de Voo Experimental) da ANAC e o primeiro drone VTOL (Vertical Take-Off and Landing) híbrido desenvolvido no Brasil. Reflexo da força presente no DNA da XMobots, é nele que o passado e o presente da empresa se encontram, rompendo as barreiras da inovação. O Nauru 500C agora também é o primeiro drone eVTOL brasileiro a conquistar a aprovação de projeto da ANAC para voos BVLOS até 60km e acima de 400ft. Uma certificação inédita em nosso país!
Desenvolvido para operações BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), o Nauru possui uma extraordinária autonomia de 4 horas de voo. Sua alta capacidade de payload permite que ele seja embarcado simultaneamente com 1 sensor de mapeamento + um sistema ISR (para aplicações de vigilância), sendo uma poderosa ferramenta em missões voltadas à segurança e defesa.
Tudo isso em uma plataforma que reúne o melhor das duas tecnologias de drones: a manobrabilidade da asa rotativa à autonomia de um asa fixa, podendo decolar e pousar em ambientes hostis e áreas confinadas. Um bravo guerreiro, pronto para atuar em aplicações de elevado grau estratégico.
4h de autonomia
15.000ha/voo GSD 10cm/60% Sobreposição lateral e câmeras oblíquas
25 Kg Classe 3 da ANAC
até 60 Km de Alcance
925 Mhz Frequência primária homologada pela Anatel
Câmera FPV Real time, 100% Digital e HD
Potência Híbrida
Bateria+Combustão
Decolagem VTOL
Paraquedas Pouso seguro e preciso
Integrado de fábrica
Dupla frequência: L1 e L2
Tempo de convergência em segundos
Quadri constelação: GPS, Glonass, Galileo, BeiDou
Acurácia planimétrica: <5CM @120M
Acurácia altimétrica: <10CM @120M AGL
Mapear grandes áreas com acurácia nunca foi tão fácil. Assim como nos outros modelos fabricados pela XMobots, o Nauru 500C possui a tecnologia de RTK HAL (High Accuracy Low Cost) integrada de fábrica, possibilitando que seus usuários realizem, de maneira rápida e eficiente, grandes projetos que requerem alta precisão.
Compatível com bases GNSS do mercado
Combatível com XRTK 184B
Graças a sua câmera de alta resolução, o Nauru pode voar em maiores alturas e ainda assim mapear grandes áreas com baixo GSD (Ground Sample Distance). Embarcado de fábrica com o sensor XM3, o Nauru capta imagens com resolução de 24Mpix, utilizando-se de um sensor APS-C e lente fixa de 16mm.
Sensor APS-C
Lente fixa de 16mm
Mirrorless
7.500 ha/voo (GSD de 10cm/sobreposição lateral de 60%)
Como upgrade, o Nauru também pode ser equipado com os sensores multiespectrais desenvolvidos pela equipe de P&D da XMobots: XMC (RGB e Nir) e XM5 (RGB, Nir e RedEdge).
A XMC é uma câmera multiespectral desenvolvida especificamente para a solução Cana. Com 4 bandas, ela é o único sensor desenvolvido especificamente para a assinatura espectral da cana, permitindo a geração de índices vegetativos como o NDVI, habilitando funcionalidades adicionais no software XFarming.
A XMC possui alto rendimento (hectares mapeados por voo) graças ao seu sensor APS-C, além de ser integrada às tecnologias HAL ou HAG, garantindo o mapeamento multiespectral com acurácia posicional centimétrica.
*A banda azul é gerada de forma sintética no pré-processamento.
RGB e Nir
Sensor APS-C
Lente fixa de 16mm
Mirrorless
7.500 ha/voo (GSD de 10cm/sobreposição lateral de 60%)
Como upgrade, o Nauru também pode ser equipado com os sensores multiespectrais desenvolvidos pela equipe de P&D da XMobots: XMC (RGB e Nir) e XM5 (RGB, Nir e RedEdge).
O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, encabeçando rankings de produção mundial de diferentes culturas, como soja, milho, algodão, entre outras. Em áreas agrícolas tão extensas como as de cultivo de grãos, não faz sentido a utilização de câmeras multiespectrais com sensores pequenos, de 1.000 pixels horizontais, por exemplo.
Áreas grandes pedem sensores que possam garantir alto rendimento no imageamento aéreo com drones. Assim é a câmera XM5, solução multiespectral de 5 bandas da XMobot que captura imagens nas bandas R, G, B, NIR e RedEdge simultaneamente, possibilitando a geração de uma grande variedade de índices vegetativos, entre eles o NDVI e NDRE.
RGB e Nir
e RedEdge
Possibilidades de múltiplas aplicações
Integração com HAL
Uma das grandes inovações que a XMobots traz para o Nauru 500C é o sistema de câmeras oblíquas 2MX. Disponível para os sensores XM3, XMC e XM5, a tecnologia foi desenvolvida para possibilitar o embarque simultâneo de 2 câmeras no drone, duplicando o número de hectares mapeados por voo. Com este upgrade, o Nauru é capaz de mapear 15.000 hectares em um único voo (GSD de 10cm e 60% de sobreposição lateral), mapeando, em um curto período de tempo, o que antes era impossível.
A tecnologia 2MX está disponível nas versões:
– 2M3 (2 sensores oblíquos XM3)
– 2MC (2 sensores oblíquos XMC)
– 2M5 (2 sensores oblíquos XM5)
Um equipamento como o Nauru requer eficiência em todas as etapas do voo. É por isso que a XMobots trabalhou duro na evolução não apenas de seus drones, mas também de todas as tecnologias que fazem parte do sistema RPA.
Uma delas é o XPlanner, que assim como o Nauru, também evoluiu ao longo dos anos. Hoje o software de plano de voo da XMobots consiste em uma plataforma ágil, segura e intuitiva, contribuindo para que a user experience seja a melhor possível. Isso é eficiência de ponta a ponta.
Planejamento intuitivo em apenas 5 passos
Análise de Rádio
Checklist Digital
Acompanhamento de Relevo
Visualização do terreno em 3D
O alcance de até 60Km do Nauru 500C diz tudo: o super drone da XMobots foi projetado para missões com elevado grau de complexidade. Por isso, é imprescindível que ele seja construído para ser uma aeronave altamente robusta, segura e confiável.
Fabricado com materiais de alto desempenho, o Nauru foi projetado para enfrentar as mais variáveis situações de campo, resistindo bravamente a intempéries comuns a ambientes hostis.
Tecnologia robótica 100% nacional. Entre as tecnologias presentes no Nauru está o XMB Autopilot, que roda RTOS QNX com software desenvolvido utilizando MDD (Model Driven Development), estado da arte em tecnologia aeronáutica, utilizado também em companhias como Airbus, Boeing e Embraer.