O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, é a maior tragédia ambiental do Brasil. Neste mês, ela completou dois anos. Desde então, várias iniciativas foram criadas para reparar uma gigantesca série de prejuízos ambientais, sociais e econômicos em toda a região atingida pelos rejeitos. E os drones são aliados poderosos para prevenção e monitoramento de catástrofes.
Entre as ações de recuperação de áreas e monitoramento de barragens, as usinas hidrelétricas estão cada vez mais apostando na utilização de drones para inspeção de diques e estrutura de barragens de contenção, além de identificação de possíveis áreas de risco. Boa parte desse trabalho vem sendo feito com os Drones da XMobots para prevenção e monitoramento de catástrofes.
Já são três clientes da XMobots trabalhando com operações para instituições de recuperação e monitoramento ligadas a usinas hidrelétricas. Entre eles estão a Engenharia CF, Geotech Brasil e Geopixel, todos operando com Echar 20C HA.
Com capacidade de mapear até 4.800 hectares por voo em condições ISA, o drone da XMobots conta com Tecnologia HA. Isso garante uma alta acurácia e precisão na captação dos dados. Com certeza o Echar 20C HA é melhor equipamento para esse tipo de trabalho.