logo_echar

PARA IR ALÉM.

PRODUTIVIDADE

Um verdadeiro ícone de produtividade no mapeamento de médias e grandes áreas, o Echar 20D se consolidou no mercado como um dos RPAs mais confiáveis dos céus. Em sua 4ª geração, o superdrone da XMobots® traz inovações que contribuíram para tornar sua operação mais simples, prática e robusta. 

Entre seus highlights estão a autonomia de 2,5 horas, a capacidade de embarcar 2 sensores oblíquos e a surpreendente capacidade de mapeamento (7.200 ha/voo com GSD de 10cm). Uma performance única, construída para quem busca alto desempenho

autonomia

2h30 de autonomia

1200

7.200ha/voo
GSD 10cm/60% Sobreposição lateral

resiliencia

Leve e potente

alcance

até 30 Km de Alcance

Mhz

925 Mhz Frequência primária homologada pela Anatel

fpv

Câmera FPV Real time, 100% Digital e HD

catapulta

Lançamento por catapulta Sem necessidade de pista para decolagem

parachutes

Paraquedas Pouso seguro e preciso

CENTÍMETROS QUE FAZEM A DIFERENÇA

integrado

Integrado de fábrica

l1l2

Dupla frequência: L1 e L2

tempodeconver

Tempo de convergência em segundos

world

Quadri constelação: GPS, Glonass, Galileo, BeiDou

acuraciaalti

Acurácia planimétrica: <5CM @120M AGL

acuraciaplani

Acurácia altimétrica: <10CM @120M AGL

Quem opera um drone de altíssima performance não quer perder tempo coletando pontos de controle (GCPs). Essa atividade vai totalmente na contramão de tudo o que um operador sonha em encontrar no Echar. É por isso que, desde 2019, todos os Echars saem de fábrica integrados com a tecnologia de RTK HAL (High Accuracy Low Cost). 

1 cm A MENOS FAZ A DIFERENÇA?

L1L2L5

L1, L2 E L5

tempodeconver

Tempo de convergência em segundos

acuraciaalti

Acurácia planimétrica: <3CM @120M AGL

acuraciaplani

Acurácia altimétrica: <5CM @120M AGL

SUPORTE

Suporte para Trimble Ag, RTX e Omnistar

Ter um centímetro a menos de erro faz a diferença?

Se a resposta for positiva, você pode optar pela tecnologia de RTK embarcado HAG (High Accuracy AG). Este sistema, um upgrade no Echar, utiliza-se de um GNSS Trimble de tripla frequência (L1, L2 e L5) e possui como um de seus grandes diferenciais conexão direta com as bases GNSSS Trimble AG, resultado de uma parceria inédita entre XMobots e Trimble.

 

QUALIDADE NA CAPTURA DE DADOS

xm3__
A imagem é o principal produto de um mapeamento realizado com drone. É por isso que ela precisa ser acurada e ter uma resolução excepcional. Se cada detalhe importa, então o sensor utilizado pelo RPA deve ser o mais profissional possível, distanciando-se ao máximo da linha consumer. Em sua versão de entrada, o Echar é embarcado com a câmera XM3, dispositivo RGB de 24 Mpix com sensor APS-C e lente fixa de 20mm.
24MPIX

24Mpix

20MM

Lente fixa 20mm

3600ha

3.200 ha/voo
(GSD 10cm/sobreposição lateral de 60%)

SENSORAPSC

Sensor APS-C

MIRRORLESS

Mirrorless

resolução

Resolução: 6000 x 4000 pixels (3:2)

Como upgrade, o Echar também pode ser equipado com os sensores multiespectrais desenvolvidos pela equipe de P&D da XMobots: XMC (RGB e Nir) e XM5 (RGB, Nir e RedEdge).

 

ACERTE NO ALVO COM A XMC

A XMC é uma câmera multiespectral desenvolvida especificamente para a solução Cana. Com 4 bandas (R, G, B* e NIR), ela é o único sensor desenvolvido especificamente para a assinatura espectral da cana-de-açúcar, permitindo a geração de índices vegetativos como o NDVI, habilitando funcionalidades adicionais no software XFarming.
A XMC possui alto rendimento (hectares mapeados por voo) graças ao seu sensor APS-C, além de ser integrada aos sistemas HAL ou HAG, garantindo o mapeamento multiespectral com acurácia posicional centimétrica, sem necessidade de coleta de pontos de controle.
*A banda azul é gerada de forma sintética no pré-processamento.

xm3_1xm3
rgbenir

RGB e Nir

SENSORAPSC

Sensor APS-C

calibracaoespcana

Desenvolvida especificamente para a assinatura espectral da cana

haghal

Integração com HAL e HAG

solução cana

Integração com Solução Cana

VEJA O INVISÍVEL COM A XM5

A XM5 é a solução multiespectral de 5 bandas da XMobots. A câmera captura imagens nas bandas R, G, B, NIR e RedEdge simultaneamente, possibilitando a geração de uma grande variedade de índices vegetativos, entre eles o NDVI e NDRE. Seu sensor APS-C permite uma resolução de 4.7cm/pixel a 120m (~400ft) AGL. A XM5 também é integrada aos sistemas HAL e HAG, gerando imagens multiespectrais com alta acurácia posicional.
imagem rgb 1 algodao (2)imagem NDRE 1 algodao
rgbenir

RGB e Nir
e RedEdge

multiplos

Possibilidades de múltiplas aplicações

haghal

Integração com HAL e HAG

MAPEIE 2X MAIS

DSC00075

Uma das grandes inovações que a XMobots traz para o Echar 20D é o sistema de câmeras oblíquas 2MX. Disponível para os sensores XM3, XMC e XM5, a tecnologia foi desenvolvida para possibilitar o embarque simultâneo de 2 câmeras no drone, duplicando o número de hectares mapeados por voo. Com este upgrade, o Echar se torna uma poderosa ferramenta de captura de dados, sem sobrecarregar o dia a dia de campo ou até mesmo o processamento das imagens.

 

A tecnologia 2MX está disponível nas versões:
– 2M3 (2 sensores oblíquos XM3)
– 2MC (2 sensores oblíquos XMC)
– 2M5 (2 sensores oblíquos XM5)

PLANEJE NO CAMPO OU NO ESCRITÓRIO

O planejamento do voo é uma etapa fundamental para o sucesso de uma operação de drone. Uma plataforma ágil, segura e intuitiva contribui para que a user experience seja a melhor possível, e isso se traduz em eficiência de campo. O XPlanner, software de plano de voo do Echar, é uma plataforma projetada para facilitar o trabalho do piloto, permitindo que a missão seja planejada no campo ou escritório, se adequando de maneira ágil às necessidades de seus usuários.

5PASSOS

Planejamento intuitivo em apenas 5 passos

radio

Análise de Rádio

checklistdig

Checklist Digital

acompterreno

Acompanhamento de Relevo

TERRENO3D

Visualização do terreno em 3D

VOE ALÉM

O Echar 20D foi projetado para romper barreiras, para voar muito além da linha de visada. Para suportar operações BVLOS com total segurança e confiabilidade, o Echar é fabricado com materiais como fibra de aramida e carbono, além de possuir um sistema de LEDs de alta visibilidade. A 4ª geração também ganha mais eficiência aerodinâmica graças a um novo projeto de winglets, aprimorando o padrão de qualidade embutido à marca XMobots.

HIGH-END BY XMOBOTS

A XMobots se orgulha em ser uma empresa brasileira. Toda tecnologia desenvolvida em nosso centro de P&D – composto por mais de 50 engenheiros – é 100% nacional. Entre as tecnologias presentes no Echar está o XMB Autopilot, composto por um computador de processamento ARM Cortex A8 com 1GHz de processamento e que já está em sua 4ª geração.
placa