Um dos drones mais inovadores do mundo, o DRACTOR 25A, desenvolvido pela XMobots, traz ao mercado alta performance aliada a um design totalmente aerodinâmico, o que faz dele uma versátil plataforma para o mapeamento de pequenas, médias e grandes áreas.
Quando usado como uma ferramenta de aerolevantamento fotogramétrico, o DRACTOR 25A possui como grande diferencial, sua exclusiva autonomia de 4 horas, mapeando 750 hectares por voo*. Tudo isso é possível graças à alta eficiência de propulsão e do exclusivo sistema de tanques, que permite trocar o tanque de 10L de calda por um tanque de combustível, totalizando 12,5L de combustível.
Por meio do Dractor Planner, os usuários conseguem planejar suas missões de forma rápida e segura, gerando planos de voo que garantem a máxima produtividade no mapeamento.
O Dractor também vem integrado de fábrica com a consagrada tecnologia da XMobots® HAL, sistema de RTK embarcado que garante acurácia de poucos centímetros, sem necessidade de coleta de pontos de controle. O drone ainda possibilita o uso de câmeras APS-C de alta resolução tanto nas bandas RGB quanto nas bandas Nir e RedEdge.
Juntas, essas funções fazem do DRACTOR 25A uma poderosa ferramenta para a captura de dados, unindo a facilidade de uso e maior vida útil dos multirotores, à alta capacidade de mapeamento até então presente apenas em drones de asa fixa (em apenas um voo com altura de 120m, sensor XM3, GSD de 2,8cm e 60% de sobreposição lateral, o DRACTOR mapeia 750 hectares).
+4h de voo de mapeamento
Alcance de 5Km
Integrado de fábrica
Câmera XM3 750 HA 2,5 cm/pixel
Câmera XMC/XM5 750HA 5cm/pixel
Muito além de realizar operações de aerofotogrametria, o DRACTOR 25A é um drone também desenvolvido para atuar como uma solução inovadora e inteligente na captura e processamento de dados, usando recursos de Inteligência Artificial do XFarming (software de análise de dados da XMobots) para atuar de forma assertiva no combate às plantas daninhas.
Para o mapeamento, o Dractor 25A realiza seu voo de até 4 horas de duração sobre os talhões. Utilizando um dos sensores desenvolvidos pela XMobots (XM3, XMC ou XM5), o Dractor captura as imagens das áreas previamente selecionadas, sejam elas em RGB ou em outras bandas, como o NIR (infravermelho próximo) ou RedEdge, para obter o completo mapeamento em altíssima definição.
Com o objetivo de detectar as áreas afetadas com plantas daninhas nos canaviais, é possível realizar o processamento das ortofotos capturadas pelo sensor multiespectral XMC. E utilizando o software de inteligência de análise, XFarming Cana, faz-se o uso de recursos de Inteligência Artificial para a detecção e delimitação das reboleiras presentes na área mapeada.
E a partir do momento que o XFarming exporta os polígonos das áreas infestadas, o Dractor pode sobrevoar, a 10m de altura sobre os centros das reboleiras detectadas, para gerar imagens de altíssima resolução (4mm) que vão permitir ao XFarming identificar cada espécie de planta daninha presente nas reboleiras.
O DRACTOR 25A possui sistema de potência híbrido, ou seja, é alimentado por Bateria e Moto-Gerador.
A bateria é utilizada para suprir demandas instantâneas de corrente, além de atuar como redundância para o moto-gerador, podendo manter o voo completamente estável por até 4 minutos.
Integrado de fábrica
Dupla frequência: L1 e L2
Tempo de convergência em segundos
Quadri constelação: GPS, Glonass, Galileo, BeiDou
ACURÁCIA PLANIMÉTRICA: < 5CM @120M AGL
ACURÁCIA ALTIMÉTRICA: < 10CM @120M AGL
O DRACTOR 25A foi desenvolvido para fechar o ciclo da agricultura de precisão. E como toda plataforma projetada para atuar com total assertividade, a acurácia posicional é uma das premissas fundamentais para o sucesso da SOLUÇÃO DRACTOR. Afinal, a detecção e identificação precisam ser certeiros, pois cada centímetro conta quando se fala em infestação de daninhas e economia de insumos.
É por isso que o drone já sai de fábrica com a tecnologia de RTK HAL (High Accuracy Low Cost) integrada, garantindo a seus usuários acurácia posicional de poucos centímetros, eliminando totalmente uma das etapas mais demoradas do mapeamento aéreo com drones: a coleta de pontos de controle.
O sistema HAL opera em dupla frequência (L1 e L2) e quadri constelação, garantindo acurácia altimétrica média de 2x o GSD do voo. Ele pode ser utilizado com a base GNSS L1 e L2 XRTK184B, desenvolvida pela XMobots, ou por bases GNSS disponíveis no mercado e compatíveis com a tecnologia HAL.
Para clientes que atuam em setores que não sejam o agrícola, como topografia, mineração, energia, ambiental, entre outros, o DRACTOR 25A tem a possibilidade de atuar somente como uma plataforma de mapeamento aéreo fotogramétrico. Para este tipo de aplicação, sua autonomia de mais de 4 horas eleva seu desempenho a um patamar totalmente único quando se fala em mapeamento com asa rotativa. Além da autonomia, o alto desempenho é favorecido pelo uso da câmera XM3. Com resolução de 24Mpix e lente fixa de 16mm, ela possui sensor APS-C de 23.6 x 15.6 mm (0.9 x 0.6 in) enquanto multirotores convencionais usados em mapeamento utilizam-se de sensores de 6.3 x 4.7 mm (0.25 x 0.2 in). Assim, a faixa de cobertura da câmera XM3 é cerca de 3,5 vezes maior em relação às câmeras utilizadas em multirotores.
24Mpix
Lente fixa 16mm
Sensor APS-C
Mirrorless
Para que os produtos da SOLUÇÃO DRACTOR sejam gerados com êxito, é requisito o uso do sensor XMC, câmera multiespectral com 4 bandas (R, G, B* e NIR) desenvolvida pela equipe de P&D da XMobots. É justamente a calibração espectral, feita sob medida para a XMC, que permite à inteligência artificial do Xfarming “enxergar” a existência de plantas daninhas nas lavouras de cana.
Dessa forma, a XMC consegue captar o verde presente na cana-de-açúcar de forma diferente das tonalidades de verde das reboleiras de mato. Quando as imagens deste sensor são inseridas no XFarming, a rede neural do software da XMobots consegue diferenciar os índices vegetativos da cana em relação a outras espécies, gerando uma solução única, exclusiva e revolucionária.
*A banda azul é gerada de forma sintética no pré-processamento.
RGB e Nir
APS-C Sensor
Desenvolvido especificamente para a assinatura espectral da cana-de-açúcar
Integrado de fábrica
Integração com Solucão Cana
Embora a detecção automática de reboleiras ainda esteja 100% relacionada ao uso da câmera XMC, o DRACTOR também pode embarcar o sensor XM5 em aplicações onde há o requisito de se extrair índices NDRE.
Cada uma das 5 bandas (R, G, B, Nir e RedEdge) da câmera desenvolvida pela XMobots possui 6 Megapixels, permitindo um GSD de 4,7 cm a 120 metros AGL (Above Ground Level). Um sensor que capta o invisível para ajudar na busca do que pode ser corrigível.
RGB e Nir
e RedEdge
Possibilidades de múltiplas aplicações
Integração com HAL
Uma plataforma que impressiona pelos detalhes, com cada ângulo projetado para unir um design moderno e aerodinâmico à máxima eficiência estrutural. Entre os requisitos a serem cumpridos pela equipe de P&D que desenvolveu o DRACTOR 25A, estavam o uso de materiais de alto desempenho como carbono e alumínio, eficiência de propulsão, alta densidade de energia e máxima segurança. Para reforçar esse time, o designer inovador foi projetado por uma equipe especializada em designer automotivo, a mesma que assina o design de automóveis de uma das maiores montadoras do mundo. Não é à toa que o DRACTOR é um drone como você nunca viu.