Com primeira mulher do Agronegócio a obter licença da ANAC para voos BVLOS acima de 400ft com drones, XMobots confirma pioneirismo feminino presente no mercado

Karoline Santos, Analista em Tecnologia Agrícola, da Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, acaba de se tornar a primeira mulher do Agronegócio a conquistar a certificação da ANAC para voos BVLOS (Beyond Visual Line Of Sight – Além da visada visual) e acima de 400ft.

Em 2018, ao ingressar na Atvos, Karoline aproveitou o interesse do grupo em aperfeiçoar as competências e técnicas de seus pilotos através da XPilot, escola de pilotos de drones da XMobots, e fez questão de integrar o time que passaria pelo treinamento.

Didático, esclarecedor e completo, foi com estas palavras que Karoline definiu o treinamento da XPilot, por qual passou e que contou com aulas teóricas e práticas em campo para voos VLOS (dentro da visada), além das avaliações. O treinamento permitiu com que Karoline se sentisse preparada para seguir com a certificação para voos BVLOS acima de 400ft. E após treinamento específico da XPilot e com acúmulo de horas de voo, Karoline passou pelo exame, que contou com presença de examinador credenciado pela ANAC, que analisou seu conhecimento e comportamento como piloto e sua interação com a aeronave e a missão.

“Como examinador civil, representante da ANAC nos processos de avaliação de pilotos de drone, tenho a missão de assegurar que cada candidato a piloto, voando acima de 400 pés e compartilhando o espaço aéreo com aeronaves tripuladas, tenha o conhecimento e habilidades necessárias para manter a segurança durante os voos. A Karoline, além de demonstrar possuir as características necessárias para ser aprovada como piloto, tem paixão pelos drones e foi uma satisfação realizar o exame teórico e prático dela. Faz bastante tempo que ela está estudando e se preparando e chegar nesse momento foi uma felicidade! Tenho acompanhado seu desenvolvimento e tenho certeza de que ela não vai parar por aqui, logo a veremos voar alçar voos mais altos”, afirma com muito orgulho Moisés Pedrici, coordenador de treinamentos XPilot/ XMobots.

“Receber esse título é uma honra, principalmente pelo apoio que recebi da Atvos e dos meus líderes pela oportunidade de participar desse projeto inovador da companhia. Fazer parte das mudanças que vêm acontecendo no agronegócio é gratificante e é a materialização de uma jornada intensa que me colocou completamente fora da minha zona de conforto, tanto intelectual quanto como pessoalmente. A conclusão do processo me mostrou que, com determinação e comprometimento, eu posso alcançar os objetivos, até mesmo os mais ousados, aos quais me proponho”, afirma a primeira mulher do agronegócio com a certificação da ANAC para voos BVLOS acima de 400ft.

O envolvimento de Karoline com a XMobots tem história. A empresa tem feito parte de sua vida desde seu ingresso na Atvos, onde também teve seu primeiro contato com uma aeronave. A partir deste momento, o encanto pelo segmento de drones na Agricultura foi imediato.
Hoje, Karoline trabalha diretamente com os drones asa fixa Arator e com o processamento realizado pelo software de inteligência de análise, XFarming Cana, também da XMobots. Segundo Karoline, a XMobots auxilia muito nos resultados cada vez mais precisos e rápidos que a Atvos demanda.

A presença feminina através de conquistas na história vem ganhando espaço cada vez maior, e este progresso também é percebido por Karoline: “As mulheres hoje estão mostrando cada vez mais que elas podem ocupar diferentes funções, principalmente por conta de suas competências e capacidades. E no mercado do agro não é diferente.

É uma jornada desafiadora, precisa de muita determinação por ser um meio majoritariamente masculino. Não é algo tão incentivado, mas nós conseguimos estar onde bem quisermos.

Acho que vale todo incentivo, engajamento e aperfeiçoamento das mulheres e a valorização dos resultados que elas conseguem. Então temos cada vez mais mulheres se engajando neste tema. E isso é muito importante e temos tudo para ver isso crescer mais”.

Na visão da Karoline, a XMobots é uma empresa aberta a auxiliar as pessoas, independente de seu gênero, faixa etária ou mercado a qual pertencem. É uma mão que ajuda as pessoas a entenderem e se sentirem incentivadas a aprender mais sobre esta tecnologia.
Em 2021, a XMobots também contou com uma de suas colaboradoras, Caroline Carvalho, marcando o pioneirismo feminino na história brasileira de RPAs recebendo a certificação para voos BVLOS acima de 400ft.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta