Karoline Santos, Analista em Tecnologia Agrícola, da Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, acaba de se tornar a primeira mulher do Agronegócio a conquistar a certificação da ANAC para voos BVLOS (Beyond Visual Line Of Sight – Além da visada visual) e acima de 400ft.

Em 2018, ao ingressar na Atvos, Karoline aproveitou o interesse do grupo em aperfeiçoar as competências e técnicas de seus pilotos através da XPilot, escola de pilotos de drones da XMobots, e fez questão de integrar o time que passaria pelo treinamento.
Didático, esclarecedor e completo, foi com estas palavras que Karoline definiu o treinamento da XPilot, por qual passou e que contou com aulas teóricas e práticas em campo para voos VLOS (dentro da visada), além das avaliações. O treinamento permitiu com que Karoline se sentisse preparada para seguir com a certificação para voos BVLOS acima de 400ft. E após treinamento específico da XPilot e com acúmulo de horas de voo, Karoline passou pelo exame, que contou com presença de examinador credenciado pela ANAC, que analisou seu conhecimento e comportamento como piloto e sua interação com a aeronave e a missão.

“Como examinador civil, representante da ANAC nos processos de avaliação de pilotos de drone, tenho a missão de assegurar que cada candidato a piloto, voando acima de 400 pés e compartilhando o espaço aéreo com aeronaves tripuladas, tenha o conhecimento e habilidades necessárias para manter a segurança durante os voos. A Karoline, além de demonstrar possuir as características necessárias para ser aprovada como piloto, tem paixão pelos drones e foi uma satisfação realizar o exame teórico e prático dela. Faz bastante tempo que ela está estudando e se preparando e chegar nesse momento foi uma felicidade! Tenho acompanhado seu desenvolvimento e tenho certeza de que ela não vai parar por aqui, logo a veremos voar alçar voos mais altos”, afirma com muito orgulho Moisés Pedrici, coordenador de treinamentos XPilot/ XMobots.
“Receber esse título é uma honra, principalmente pelo apoio que recebi da Atvos e dos meus líderes pela oportunidade de participar desse projeto inovador da companhia. Fazer parte das mudanças que vêm acontecendo no agronegócio é gratificante e é a materialização de uma jornada intensa que me colocou completamente fora da minha zona de conforto, tanto intelectual quanto como pessoalmente. A conclusão do processo me mostrou que, com determinação e comprometimento, eu posso alcançar os objetivos, até mesmo os mais ousados, aos quais me proponho”, afirma a primeira mulher do agronegócio com a certificação da ANAC para voos BVLOS acima de 400ft.

O envolvimento de Karoline com a XMobots tem história. A empresa tem feito parte de sua vida desde seu ingresso na Atvos, onde também teve seu primeiro contato com uma aeronave. A partir deste momento, o encanto pelo segmento de drones na Agricultura foi imediato.
Hoje, Karoline trabalha diretamente com os drones asa fixa Arator e com o processamento realizado pelo software de inteligência de análise, XFarming Cana, também da XMobots. Segundo Karoline, a XMobots auxilia muito nos resultados cada vez mais precisos e rápidos que a Atvos demanda.
A presença feminina através de conquistas na história vem ganhando espaço cada vez maior, e este progresso também é percebido por Karoline: “As mulheres hoje estão mostrando cada vez mais que elas podem ocupar diferentes funções, principalmente por conta de suas competências e capacidades. E no mercado do agro não é diferente.
É uma jornada desafiadora, precisa de muita determinação por ser um meio majoritariamente masculino. Não é algo tão incentivado, mas nós conseguimos estar onde bem quisermos.
Acho que vale todo incentivo, engajamento e aperfeiçoamento das mulheres e a valorização dos resultados que elas conseguem. Então temos cada vez mais mulheres se engajando neste tema. E isso é muito importante e temos tudo para ver isso crescer mais”.
Na visão da Karoline, a XMobots é uma empresa aberta a auxiliar as pessoas, independente de seu gênero, faixa etária ou mercado a qual pertencem. É uma mão que ajuda as pessoas a entenderem e se sentirem incentivadas a aprender mais sobre esta tecnologia.
Em 2021, a XMobots também contou com uma de suas colaboradoras, Caroline Carvalho, marcando o pioneirismo feminino na história brasileira de RPAs recebendo a certificação para voos BVLOS acima de 400ft.