ARATOR 5C inicia testes para voos com uso de rede móvel

Em maio de 2021, a ANAC emitiu o CAVE (Certificado de Autorização de Voo Experimental) para o RPA Arator, da XMobots, realizar voos com o uso de rede móvel, sem rádio, ou seja, para voos NRLOS (No-Radio Line of Sight – Além da visada visual sem rádio), num alcance de 5km, até 400ft. 

Atualmente, a comunicação entre a estação de controle em solo e aeronave é estabelecida via enlace de rádio. Este tipo de comunicação tem por vantagem a independência da infraestrutura local para a operação, no entanto seu alcance é limitado ao alcance do rádio. Com a implementação dessa nova tecnologia, a comunicação entre a estação de controle em solo e aeronave é feita por meio da rede móvel celular, expandindo a capacidade de operação para cenários e condições que seriam inviáveis para o sistema de comunicação tradicional, devido à suas limitações. 

Com a expansão da infraestrutura implementada pelas operadoras de rede móvel, assim como o avanço de novas tecnologias nessa área, será possibilitado futuramente alcances de comunicação cada vez maiores e operações mais estáveis, tanto em ambientes urbanos como no meio rural.   

De fato, no Brasil, ainda há grandes e extensas áreas que não contam com a tecnologia da rede móvel, porém conforme o mercado de telecomunicações avança para oferecer melhores coberturas, as operações com drones também poderão caminhar em paralelo para se aperfeiçoarem ao uso amplo da tecnologia. 

Com a autorização emitida, a XMobots começa a utilizar a nova tecnologia em caráter de testes, permitindo o voo além da visada (operações BVLOS) em cenários mais desafiadores, como regiões próximas a áreas urbanas que já contam com a cobertura da rede móvel. 

O ganho de maturidade desta nova tecnologia é uma das portas de entrada para as futuras operações em ambientes urbanos, envolvendo inclusive o gerenciamento de tráfego aéreo para as aeronaves remotamente pilotadas, como é o caso do XUTM, em desenvolvimento pela XMobots, para uso por autoridades da aviação, empresas privadas e pilotos. 

Este é mais um passo da XMobots nas certificações de suas aeronaves, se preparando para um cenário próximo de ampla ou completa cobertura da rede móvel no país e para o desenvolvimento de drones autônomos na oferta de oportunidades de serviços. 

Entre em contato conosco: contato@xmobots.com.br ou ligue para (16) 99422-3022.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

Oportunidades na XMobots!

A maior empresa de drones da América Latina não para de crescer e agora apresenta mais duas oportunidades: Analista de Contas a Pagar e

LEIA MAIS »