TECNOLOGIA DE DRONES NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR

Tecnologia e Agricultura no Brasil caminham juntas há muito tempo e sempre com o objetivo de trazer inúmeros benefícios ao país, dentre eles a elevação da produtividade das diversas culturas existentes, assim como a melhoria constante das técnicas envolvidas. A cultura da cana-de-açúcar no Brasil é de grande destaque nacional e internacional. Hoje, no Brasil, são mais de 10 milhões de hectares de área plantada destinada à cana-de-açúcar. E ocupamos o posto de um dos maiores produtores da cultura no mundo.

Quanto à tecnologia de drones ou RPA (Remote Piloted Aircraft), a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) afirma que existem cerca de 50 mil drones licenciados para operar no Brasil e cerca de 40% estaria dedicado ao Agronegócio. E tal tecnologia nos canaviais brasileiros tem trazido inúmeros benefícios para aqueles que a exploram cada vez mais. O segmento sucroenergético é o responsável pelo maior market share do mercado de drones. E são inúmeras as vantagens que esta tecnologia traz às usinas e aos produtores de cana, todas trazendo a otimização de tempo e recursos, além de elevação da produtividade.

Quando falamos da aplicação da tecnologia de drones ao mercado sucroenergético, é fundamental falarmos da XMobots, a maior empresa brasileira de drones, e que hoje, atende mais de 30% do mercado sucroenergético nacional. A XMobots desenvolve e produz seus próprios drones, sendo que um deles, o Arator 5B, é o único com habilitação e certificação para realizar voos acima de 400 pés no Brasil. Todos os drones da XMobots apresentam grande autonomia para realizar o mapeamento em vários talhões por voo. Ainda, o mais recente lançamento da empresa, o Dractor 25A, além de mapear e fazer voos de amostragem, também realiza a pulverização por catação (pulverização precisa e localizada).

Arator 5B – O trator dos céus
Dractor 25A – Mapeia, detecta e pulveriza

O grande destaque e contribuição para o mercado sucroenergético é a câmera multiespectral XMC, esta câmera especialmente modificada pela XMobots, é o único sensor desenvolvido para a assinatura espectral da cana. Registrando imagens pelas bandas RGB e NIR, o sensor XMC permite que o software XFarming consiga detectar facilmente reboleiras e plantas invasoras, assim como falhas de plantio. Este software, também desenvolvido pela XMobots, ainda consegue realizar a restituição automática de linhas de plantio.

Através das imagens capturadas pelo sensor XMC, o XFarming consegue detectar reboleiras de plantas invasoras

Planejamento de voo, monitoramento em tempo real de seus drones, entre outras funcionalidades também são oferecidas pelos softwares desenvolvidos pela XMobots.

Além disso, os clientes XMobots também contam com a facilidade e vantagem do atendimento personalizado e a manutenção que é feita na própria fábrica, aqui no Brasil.

Otimização de tempo no mapeamento de vários talhões por voo, segurança e economia ao produtor na pulverização por catação e retorno de investimento garantido são algumas das grandes vantagens obtidas com os produtos da XMobots.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

Notícias Relacionadas