fbpx

XMobots na XVI Semana de Engenharia Aeronáutica da USP

XMobots na XVI Semana de Engenharia Aeronáutica da USP

XVI Semana de Engenharia Aeronáutica da USP - XMobots drones

Entre os dias 18 e 23 de agosto, ocorreu a XVI SEA – Semana de Engenharia Aeronáutica da USP. Nesse ano, o tema do evento foi “Bastidores da Aviação”. Trazendo palestras, minicursos, exposições e viagens, o intuito foi mostrar os diversos sistemas organizacionais ligados ao funcionamento de toda a aviação – da indústria ao controle de voo.

A XMobots não poderia ficar de fora desse voo! Então, decolamos na SEA com duas participações: uma palestra sobre certificação de RPAs e uma visita a empresa, com direito a um voo do Arator.

“A Semana de Engenharia Aeronáutica é um evento que acontece todos os anos desde 2003. Tudo o que ela promove é para ajudar a complementar a formação dos engenheiros aeronáuticos e mecânicos. Assim, a experiência deles na graduação não se restringe à sala de aula e as matérias somente. Eles conseguem ver um pouco do que a indústria está desenvolvendo e as pesquisas relacionadas ao tema, expandindo seus horizontes.”, fala Maisa Cietto – estudante de Engenharia Aeronáutica na USP e uma das organizadoras do SEA.

Palestra: Desafios na Certificação de Drones

Gabriel Setim Porto Alegre, Engenheiro Aeronáutico XMobots

Dia 22, na quinta-feira, nosso Engenheiro Aeronáutico, Gabriel Setim Porto Alegre, palestrou na XVI SEA. Com o tema de Desafios na Certificação de Drones, falou sobre esse assunto usando o Echar como exemplo. Apresentou os desafios que a equipe de Pesquisa & Desenvolvimento teve na prática, da qual ele faz parte.

“Eu gostei bastante de dar uma palestra. Eu já tinha participado outras seis vezes do evento. Mas sempre estive do outro lado do lado, de quem tá assistindo como aluno. Foi uma honra estar dando a palestra dessa vez e com um assunto que eu estou relacionado tanto no evento, quanto no trabalho. A gente realmente tinha algo a acrescentar a SEA.”, conta Porto.

Visita a XMobots

Glauco Caurin – Professor titular da Engenharia Aeronáutica – USP e a aluna do curso Maisa Cietto

Já na sexta, dia 23, uma das viagens técnicas foi para nossa empresa. Um grupo de 12 alunos e um professor vieram conhecer as instalações da nossa fábrica e todo o seu funcionamento.

“A visita na XMobots foi sensacional porque é uma empresa nova e inovadora. E sendo um campo bastante novo, tem espaço para crescer. É um campo que faz brilhar os olhos, sabe? Tem muito espaço para a inovação dentro da área de aeronáutica.”, enfatiza Cietto.

Não só a Maisa aprovou a visita, como Glauco Caurin, Professor Titular da Engenharia Aeronáutica da USP, gostou muito do que viu. “Em primeiro lugar, a gente adorou a visita aqui na XMobots. É muito interessante a gente ver uma empresa realmente produzindo sistemas que são atuais e competitivos em termos globais. Tudo isso dentro do contexto da SEA. O que é bacana para mim, é poder mostrar para o aluno tudo o que ele vê na sala de aula e nas palestras, sendo colocado em prática e realmente virando um negócio, gerando empregos. Acho muito bacana! É algo que a gente não tá acostumado a ver assim, imaginar que existia, não só no Brasil, mas em São Carlos. A empresa está de parabéns!”

Logo depois da visita a fábrica, houve um coffee break antes do tão aguardado voo. A XMobots levou os alunos a campo, para mostrar na prática como é o procedimento de planejamento de missão e voo, assim como o software utilizado – XPlanner. Inclusive, eles conseguiram ver mais de uma decolagem pois havia clientes nossos operando no local.

Pouso realizado com sucesso!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: