fbpx

ANAC habilita primeiro piloto de RPAs do Brasil

ANAC habilita primeiro piloto de RPAs do Brasil

ANAC habilita primeiro piloto de RPAs do Brasil - XMobots

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu ontem, 09/05, a primeira habilitação de piloto de RPAS do Brasil para operações acima de 400ft e BVLOS (além da linha de visada visual). O piloto recebeu capacitação da XPilot, escola de pilotos subsidiária da XMobots, uma das principais empresas do país no segmento.

O curso da XPilot foi proposto pela XMobots para a SPO/ANAC que avaliou os meios de alternativos de cumprimento (AMOC) de requisitos do RBAC-E nº94/2017 propostos pela XMobots como meio para habilitação de pilotos de RPAS, uma vez que não existe instrução suplementar específica para habilitação de pilotos de RPAS. Além dos AMOC foram avaliados pela SPO/ANAC a ementa do curso, as aulas, provas entre outros parâmetros que garantem a correta capacitação do piloto de RPAS.

Após a aceitação dos documentos que fundamentam o curso, a XMobots sofreu inspeção da ANAC na sede da empresa, ocasião em que foram avaliados presencialmente os módulos teórico e prático do curso por um especialista da Agência.

ANAC habilita primeiro piloto de RPAs do Brasil - XMobots

Neste ato um inspetor da ANAC também avaliou dois operadores capacitados pelo curso da XPilot que foram aprovados se tornando assim os dois primeiros pilotos de RPAS do país para operações acima de 400ft e BVLOS. De acordo com o Ofício (nº69/2018/SPO/ANAC e nº70/2018/SPO-ANAC) emitido pela ANAC, a Agência concedeu aos operadores da XPilot “licença de piloto remoto de RPA de asa fixa até 25Kg de peso máximo de decolagem” e “habilitação de piloto BVLOS acima de 400 pés AGL em espaço aéreo de classes F e G”.

Com essas habilitações inéditas, a XPilot pretende criar meios para difundir este conhecimento e habilitar outros pilotos no Brasil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: