fbpx

XMobots® participa de oficina sobre cadastro e georreferenciamento em Brasília

XMobots® participa de oficina sobre cadastro e georreferenciamento em Brasília

XMobots® participa de oficina sobre cadastro e georreferenciamento em Brasília

O Incra promove em Brasília (DF), dias 20 e 21 de fevereiro, a oficina Cadastro e Georreferenciamento na Administração de Terras. O evento, apoiado pela Rede Interamericana de Cadastro e Registro de Propriedade, Comitê Permanente sobre Cadastro na Iberoamérica (CPCI) e Organização dos Estados Americanos (OEA), objetiva aprimorar o conhecimento técnico e normativo sobre o tema entre servidores do Incra e representantes de entidades e órgãos de outros países que atuam na área. O Georreferenciamento de imóveis rurais com drones é um dos principais temas do evento.

Desde 2017, o Incra vem realizando trabalhos de georreferenciamento de imóveis rurais do Brasil com ajuda da tecnologia desenvolvida pela xmobots®. O Instituto já opera com dois Echar 20C HA e um Nauru 500B HA. O sistema HA desenvolvido pela xmobots® permite a geração de modelos 3D e ortofotos com acurácia de até 2cm, sem a necessidade da coleta de pontos de controle.  

Participam do encontro servidores do setor de Cadastro e Cartografia da sede do instituto, em Brasília, das 30 superintendências regionais em todo o Brasil e convidados, entre eles a xmobots®, referência nacional no mercado de drones. Participam também representantes de órgãos ligados ao cadastro e registro de imóveis que fazem parte da Rede Interamericana, do CPCI, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para América Latina e Caribe, e do Banco Mundial.

Na programação da oficina constam palestras que abordam a certificação digital e a modernização do Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), instrumento criado em 2013 para trazer transparência, agilidade e segurança à certificação de imóveis rurais.

Novas regulamentações sobre o georreferenciamento, o registro e o cadastro de imóveis rurais, além de assuntos relacionados, como o painel especial sobre a temática do registro de imóveis na faixa de fronteira, também serão apresentados aos participantes. Serão abordadas ainda a regularização fundiária de áreas públicas e o controle de aquisição de terras por estrangeiros.

Outro palestra será “Prática de Regularização Fundiária na Ótica da Iniciativa Privada”, com interlocutores da Fibria, empresa de produtos florestais, da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib). O objetivo é fornecer aos servidores e participantes um panorama do olhar da iniciativa privada e outros agentes sobre a regularização fundiária.

Durante o evento, o Incra vai esclarecer a entes públicos de países presentes seu papel nos procedimentos regulatórios das terras brasileiras.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: