fbpx

Tecnologia HA da XMobots se consolida e conquista mercado brasileiro

Tecnologia HA da XMobots se consolida e conquista mercado brasileiro

Tecnologia HA da XMobots se consolida e conquista mercado brasileiro

Um ano após seu lançamento, a Tecnologia HA (High Accuracy) presente nos drones da XMobots está revolucionando a forma de coleta de dados no campo. Desde o anúncio da tecnologia, feito pela XMobots em novembro de 2015, a empresa já comercializou 33 drones com a tecnologia.

Para os clientes usuários do sistema HA, o principal diferencial da tecnologia é realmente dispensar a coleta de pontos de controle para obter acurácia de poucos centímetros nos produtos gerados no processamento das imagens.

A engenheira geóloga Sarah Crivellaro Pereira, proprietária da empresa mineira Engenharia CF, apostou na tecnologia e se diz surpreendida com os resultados alcançados. Ela adquiriu um Echar em 2015 e em 2017 fez o upgrade para o sistema HA. “Tenho como parâmetro o serviço que realizei para uma hidroelétrica aqui em Minas Gerais. Iniciei o trabalho com o Echar sem o sistema HA e concluí esse aerolevantamento após o upgrade. Na primeira parte do serviço, levei 7 dias para implantar pontos de controle em uma área de 10.000 hectares e outros 3 dias para realizar os voos. Na segunda etapa, já com o sistema HA embarcado no RPA, mapeei 35.000 hectares em 8 dias, sem coletar pontos de controle. O resultado foi impressionante”, relata a empresária.

Ela explicou que a coleta de pontos de controle na primeira etapa do trabalho gerou um custo diário de aproximadamente R$ 1.000,00. Neste custo está a diária do topógrafo e seu assistente, aluguel de base RTK e custos logísticos como combustível, hotel e alimentação. “É uma tecnologia que se paga em pouco tempo”, complementa Sarah.

Entenda a tecnologia

Desenvolvida ao longo de 2 anos, a Tecnologia HA envolveu o trabalho de mais de 10 engenheiros que integram o Departamento de P&D da XMobots. 

O uso da tecnologia começa já no XPlanner, software de planejamento de voo desenvolvido pela XMobots. Nele é gerado o plano de voo com os parâmetros necessários para garantir a acurácia do produto final.

No campo, um GNSS configurado como base RTK (Real Time Kinematic) conecta-se ao notebook que roda o XPlanner. A base GNSS deve enviar correções RTCM V3 ou CMR+ e o XPlanner retransmite as correções em tempo real para o GNSS embarcado no drone, que opera em GPS e Glonass L1 e L2.

O Echar 20C HA, embarca uma câmera full frame de 36 Mpixel de excelente qualidade geométrica calibrada para o sistema HA, o que garante a geração de nuvens de pontos e ortomosaicos superiores aos obtidos por câmeras de formato menor e como resultado acurácia sem precedentes, se comparados a outros sistemas que não utilizam pontos de controle que empregam câmeras de formato menor.

O avançado computador de bordo (computador HA) processa em tempo real todos os dados do GNSS RTK, da INERCIAL e da CÂMERA, gerando metadados para processamento sem pontos de controle. O computador HA desenvolvido pela XMobots utiliza tecnologias aeronáuticas de MDD (Model Driven Development) e sistemas de tempo real crítico (QNX) que garante a segurança da operação e a confiabilidade dos resultados de acurácia da tecnologia HA.

Para obter mais informações entre em contato com XMobots pelo nosso telefone comercial 16 3413-0655 ou por e-mail contato@xmobots.com.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: