fbpx

UFMT usa drone ECHAR para realização de diagnóstico ambiental

UFMT usa drone ECHAR para realização de diagnóstico ambiental

UFMT usa drone ECHAR para realização de diagnóstico ambiental

A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) já conta com um importante aliado nas atividades de ensino e pesquisa voltadas ao meio ambiente. A instituição, por meio de uma parceria com o Ministério Público do Estado, adquiriu um Veículo Aéreo não Tripulado (VANT), também conhecido como drone, para o diagnóstico ambiental de áreas degradadas. O equipamento é o Echar 20B, aeronave desenvolvida pela empresa XMobots e autorizada a voar pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Segundo o professor adjunto da UFMT, André Marcondes Andrade Toledo, o VANT será utilizado nas disciplinas do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental (UFMT campus Rondonópolis). As imagens processadas pela aeronave auxiliarão no diagnóstico de áreas degradadas. Além disso, ajudarão no mapeamento de áreas de preservação permanente (APPs).

“Também há a possibilidade, num futuro próximo, do VANT auxiliar as atividades administrativas da universidade, no que se refere ao imageamento das aéreas dos três campi da instituição”, explica o professor.

Atualmente, Toledo e o também professor Normandes Matos da Silva já realizaram os primeiros voos inaugurais. Foi o marco do início das atividades com o VANT.

Veja a matéria do G1.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: